terça-feira, 12 de maio de 2015

Vereadores, servidores e representantes da Secretaria de Segurança discutem regulamentação da Guarda Municipal





Em reunião solicitada por Pollyana, Paulo Miranda e Bilili, regulamentação da Guarda Municipal foi debatida na Câmara

A vereadora Pollyana Gama (PPS) presidiu Reunião Pública na última segunda-feira, 11, para tratar da regulamentação da Guarda Municipal. Embora o projeto de lei não tenha sido ainda enviado à Câmara, vereadores, servidores e representantes do Poder Executivo debateram diversos pontos sobre a situação e a carreira desses profissionais.
            Além de Pollyana, também foram solicitantes dessa reunião os  vereadores Paulo Miranda (PP) e Bilili (PSDB) – que não pode comparecer à reunião. O objetivo do convite foi promover esclarecimentos por parte de representantes da Secretaria de Segurança Pública e Secretaria de Administração e Finanças aos Guardas Municipais.
Além dos organizadores, estiveram presentes os vereadores Douglas Carbonne (PCdoB) e Neneca (PDT), além de assessores dos vereadores Vera Saba (PT) e Nunes Coelho (PRB). Também participaram da reunião os representantes do Poder Executivo: o Secretário de Segurança Pública Municipal, Cel. Athaíde Monteiro do Amaral; o Comandante da Guarda Civil Municipal de Taubaté, Capitão Euclides Maciel; o Diretor da Secretaria de Segurança Pública, Boanerges dos Santos; o Diretor do departamento de Defesa do Cidadão, Marcos Ortiz, e diretora de Contabilidade da Secretaria de Administração e Finanças, Heloisa Aparecida José, que, na oportunidade, representou a secretária de Administração e Finanças, Odila Maria Sanches.
            Em um primeiro momento, a vereadora Pollyana Gama abriu os trabalhos apresentando uma breve análise a respeito da minuta do projeto de regulamentação da Guarda Civil Municipal de Taubaté. Dentre os pontos levantados, a parlamentar pontuou algumas divergências entre o texto municipal e a Lei Federal 13.022/2014 – que regulamenta a Guarda Civil, como, por exemplo, a possibilidade de se nomear profissional não pertencente à corporação para os cargos de Comandante e Subcomandante.
Outro ponto destacado foi quanto à militarização das normas disciplinares, distinto do previsto pela Legislação Federal. A este respeito, os representantes do comando da GCM informaram que já foram corrigidas as incoerências com a Lei Federal no projeto que será apresentado à Câmara Municipal de Taubaté.
            Posteriormente, Capitão Maciel apresentou um breve resumo sobre a composição da lei que regulamenta a Guarda Municipal. Segundo ele, o material exposto é fruto de um estudo realizado pela direção da Guarda e de funcionários que colaboraram com o processo. Em seguida, o Guarda Municipal Ednaldo Rocha, representando os servidores, utilizou a tribuna para falar sobre a importância de se valorizar a corporação pelos serviços prestados à comunidade.
            “Precisamos valorizar a Guarda Municipal. A Atividade Delegada pode um dia diminuir ou acabar, mas a Guarda Municipal sempre ficará na cidade.”
            Após a fala do representante dos Guardas Municipais, a representante da Secretaria de Administração e Finanças, Heloisa, falou sobre a situação do projeto de regulamentação da Guarda. De acordo com o que relatou, o projeto está aguardando a aprovação da secretária de Administração e Finanças quanto à viabilidade econômica do projeto.
            “Tivemos uma queda de receita no município no último mês de abril, dificultando a finalização do estudo de impacto financeiro da aprovação do Plano de Carreira destes servidores. Pedimos um pouco de paciência, pois faremos um esforço para concluir a análise e enviar o Projeto a esta Casa no final do mês.”
            Os representantes da Guarda Municipal relacionaram uma série de perguntas para os componentes da mesa que foram respondidas ao final da reunião. A primeira pergunta referiu-se à possibilidade de se equiparar o repasse financeiro para a GCM de forma similar à realizada à Atividade Delegada da Polícia Militar. Em resposta, Cel. Amaral afirmou ser impossível realizar a equiparação, uma vez que o custo da Guarda é superior ao custo de manutenção da Atividade Delegada.
            As atribuições e funções designadas aos Guardas e a possibilidade de reformulação dos mesmos também foram questionadas pelos presentes. Sobre este assunto, Pollyana assumiu o compromisso de realizar audiências públicas para discussão do Projeto de Lei de regulamentação da corporação, comprometendo-se em ouvir as sugestões e analisar a viabilidade jurídica das mesmas.
            Na oportunidade, também foram feitos questionamentos sobre acidentes de trabalho e formação de servidores. Quanto à primeira, Capitão Maciel afirmou que terão todos os direitos previstos pela Lei por acidentes de trabalho. Quanto à formação, o capitão informou que, na maioria das vezes, é necessário que se exista a regulamentação da Guarda para que parcerias sejam efetivadas.
Para Pollyana, a reunião foi positiva, visto que todos os profissionais tiveram a oportunidade de participar e discutir. “A reunião de hoje apontou para a construção de um processo de regulamentação da Guarda Municipal feito de forma democrática. Tanto o Poder Executivo, quanto os vereadores e os próprios guardas puderam participar, discutir em favor de somar esforços para a formação de uma Guarda legalizada e profissionalizada. Vamos continuar nossas ações. O próximo passo serão as audiências públicas para análise do projeto, assim que chegar a esta Casa”, salientou Pollyana.
            Segundo representantes do Poder Executivo, o envio do Projeto à Câmara Municipal de Taubaté está previsto para o final de maio.




            

Nenhum comentário:

Postar um comentário