A vereadora Pollyana Gama (PPS) comemorou a
regulamentação do currículo do Ensino Integral da Rede Municipal de Ensino de
Taubaté, realizada pelo prefeito por meio do Decreto nº 13671/2015.
Para
ela, a formatação do documento aponta para a construção da Educação Integral de
forma ordenada, colaborando até mesmo para fiscalização e acompanhamento do
trabalho em desenvolvimento.
Pollyana disse estar satisfeita com esse feito,
pois no ano passado, apresentou à prefeitura várias solicitações e sugestões
para melhoria do ensino integral, com base nas denúncias e observação de
atendimento precário aos alunos em algumas unidades, como falta de espaços,
materiais de suporte e recursos humanos insuficientes para garantir a
permanência dos alunos com a qualidade necessária.
“Hoje percebemos que nossas colocações repercutiram
positivamente, colaborando para que o Poder Executivo organizasse e procedesse
melhorias para a educação em tempo integral de forma a possibilitar inclusive a
ampliação de sua oferta a mais crianças”, destacou.
Dentre as observações para aprimoramento do ensino
integral em 2014, Pollyana destacava a falta de recursos humanos para o
desenvolvimento das atividades propostas. “Pelo que acompanho, essa é uma
dificuldade praticamente superada. Esses avanços gradativos convergem para o
objetivo de atender nossos alunos com qualidade”, afirmou.
Também foi a partir de apontamentos feitos pela
vereadora que o Poder Executivo resolveu decretar o atendimento preferencial do
Ensino Integral a crianças cujas famílias são atendidas pelo programa Bolsa
Família. A medida foi adotada após muitos pais, no primeiro semestre do atual
ano letivo, terem entendido que correriam o risco de seus filhos perderem o
benefício do programa se não estivessem matriculados no ensino integral.
“Diante dessa situação, e procurada por inúmeros
pais, ponderamos com o Poder Executivo sobre a necessidade de dar acesso a
informações claras a eles e também aos diretores das escolas. Então, o
prefeito, juntamente com as secretárias de Educação e de Desenvolvimento
Social, em uma ação intersetorial, regulamentou o atendimento preferencial, mas
não obrigatório, dos alunos beneficiários do Bolsa Família”, relatou Pollyana.
Em Taubaté, a
administração relata que o ensino integral atende cerca de 16 mil alunos em
mais de 120 unidades escolares. O currículo publicado pelo Poder Executivo
prevê aulas de dança, arte, capoeira, teatro, música, esportes e estudos para
as faixas etárias de 6 a 8 anos, 9 a 11 anos e 12 a 15 anos. “Sabemos que
crianças que estudam em escolas particulares geralmente realizam aulas
extracurriculares ao longo da semana. Oferecer essas atividades aos alunos da
rede pública municipal de forma organizada permite que eles tenham acesso a novas
fontes de conhecimentos, que complementam o seu aprendizado”, explicou a
vereadora.
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