segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Ostomizados são homenageados pela Câmara Municipal



Pelo segundo ano, desde a aprovação do decreto nº 441/2013, de minha autoria, a Câmara Municipal de Taubaté faz questão de registrar o Dia Municipal do Ostomizado, que é comemorado no dia 16 de novembro.

Ao ocupar parte de uma sessão ordinária para tratarmos deste assunto, nos colocamos dispostos a refletir sobre as condições de vida dessas pessoas e, principalmente, sobre a superação de todas elas que, apesar das inúmeras dificuldades, procuram seguir sua rotina da forma mais natural possível.

É importante esclarecer que a Ostomia é um procedimento cirúrgico que consiste na abertura de um órgão como, por exemplo, algum trecho do tubo digestivo ou urinário, para fazer a comunicação com o meio externo. É um procedimento que cria um novo caminho para urina e fezes, se utilizando do auxílio de bolsas coletoras.

Em nossa região, a Associação Valeparaibana de Ostomizados, presidida pelo Sr. Mario Romero, realiza um importante trabalho aos pacientes com ostomia, dando-lhes total apoio no sentido de esclarecimento sobre as diversas questões relacionadas à ostomia, bem como na busca pelos direitos diante da nossa sociedade que nem sempre está aberta à inclusão.

A Associação também auxilia muitos pacientes com o fornecimento de bolsas coletoras, já que, segundo informações que obtivemos, embora a Diretoria Regional de Saúde - XVII tenha apresentado uma pequena melhora na disponibilização de bolsas coletoras, o material ofertado ainda não atende as necessidades dos ostomizados.

Desde que conheci o trabalho da AVO, alguns avanços foram registrados, como, por exemplo a realização de cursos de capacitação aos profissionais de saúde que lidam diretamente com pessoas ostomizadas, por meio de uma parceria entre o município e a Universidade de Taubaté, que tivemos a iniciativa de solicitar por meio de requerimento.

Ao tomarmos consciência da importância de um olhar sensível a essas pessoas, que, de acordo com a Lei Federal 5.296/2004 são consideradas pessoas com deficiência, percebemos que assim como cada um de nós, indivíduos com ou sem deficiência, todos têm as suas necessidades especiais.

E é por isso que os vereadores Gorete e Diego, por exemplo, apresentaram projetos de lei que tratam sobre o uso especial e a isenção de pagamento de tarifa de transporte coletivo aos usuários ostomizados.

Também com esse olhar sensível o vereador Nunes Coelho apresentou a proposta de que os banheiros públicos tenham adaptações especiais às pessoas ostomizadas.

A realidade para os pacientes ostomizados é distante do que seria o necessário. Mas hoje, felizmente podemos perceber que alguns passos foram dados. E é por isso que hoje estamos aqui, no Dia Municipal dos Ostomizados para lançar o convite a toda a população para caminharmos juntos rumo a uma sociedade ideal.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Para marcar essa data, homenageamos a Sra. Angela Boccara, que é formada em Enfermagem pela Universidade de São Paulo, especialista em Saúde Pública pela Universidade de Taubaté e Enfermagem em  Estomaterapia pela Universidade de São Paulo.

Dra. Angela também é mestre e doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, sendo atualmente professora assistente do Departamento de Enfermagem da Unitau e coordenadora do curso de especialização latu senso de Enfermagem em Estomaterapia da mesma instituição.

Sempre envolvida com o tema, a Dra. Angela, que é presidente da Associação Brasileira de Enfermagem em Estomaterapia, foi a primeira coordenadora do Programa de Assistência aà pessoa estomizada da região. Foi ela quem organizou o serviço de atenção à pessoa estomizada do Centro de Saúde I de Taubaté, hoje conhecido como Ambulatório Regional de Especialidades.

Dr. Angela foi grande estimuladora da criação da Associação Valeparaibana de Ostomizados – a AVO - , participando da sua elaboração e, principalmente da sua manutenção.

Com sua sensibilidade, sempre esteve junto das pessoas ostomizadas da região, dando todo apoio necessário, inclusive criando a mantendo o curso de especialização em estomaterapia aqui em nossa região, que é o terceiro no Brasil, de forma a contribuir com a formação de profissionais para a assistência às pessoas que necessitam de cuidados especializados.

Por sua trajetória em favor dos pacientes ostomizados, Dra. Angela recebe hoje as nossas homenagens e os nossos aplausos.

--------------------------------------------------------
 
Na oportunidade, também queremos homenagear a dona Therezinha Bondioli de Oliveira, que desde 1984 é ostomizada. Dona Terezinha é atuante na causa, participante ativa dos encontros dos ostomizados e uma grande conselheira e orientadora das pessoas que passam pelo procedimento.
Conforme chegam os novos ostomizados, é ela quem sempre tem uma palavra de informação, de acolhimento e sensibilidade para recebê-los.
Por sua garra e sensibilidade como ser humano, dona Therezinha também recebe nossa salva de palmas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário