segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Pollyana participa do “Se Liga” promovido pela Unitau

A professora e escritora Pollyana Gama esteve no departamento de Arquitetura e Urbanismo da Unitau na última sexta-feira, dia 15 de outubro, Dia do Professor, para participar de uma mesa redonda sobre o tema “Imaginação e ludismo: vozes lobateanas em diálogo”. Ela dividiu espaço com a Profª Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda.


A primeira a falar foi a Profª Vera, que analisou a obra de Monteiro Lobato por meio de cartas enviadas ao amigo Godofredo Rangel, onde o escritor taubateano fala de seus trabalhos literários, pedindo o olhar crítico do interlocutor. Ela ressaltou que Lobato era um visionário na arte de escrever para crianças, unindo fantasia e realidade. “Ele usou dos recursos tecnológicos mais avançados da época. Se estivesse vivo, com certeza Emília já estaria na rede twitando”, completou.

Da mesma forma, Pollyana lembrou o pioneirismo de Lobato e explanou sobre sua paixão pela leitura e os projetos em prol da mesma que a levaram a estrear como autora de livro infantil. Para ela, seu livro cumpre papel social ao ser direcionado ao público infantil, mas com mensagem expressiva aos adultos, o que chama a família a se reunir pela leitura.

Pollyana abriu espaço para pergunta dos presentes, que quiseram saber mais sobre as dificuldades em emplacar projetos voltados à leitura.

O “Se Liga” (Semana de Literatura Infanto-Juvenil, Games e Artes) foi realizado pela primeira vez pelo Instituto Todo Mundo em parceria com a Unitau, Prefeitura de Taubaté e a Cidade do Conhecimento, da Universidade de São Paulo (USP). O evento foi a primeira forma de comemorar o título de Capital Nacional da Literatura Infantil atribuído recentemente a Taubaté. Diversas atividades foram realizadas ao longo da semana.

Ao final da mesa redonda, as Profª.s Pollyana e Vera deram entrevista aos alunos de Cinema e Rádio e TV da FAAP de São Paulo, que faziam a cobertura do evento. Breve, um documentário sobre Se Liga estará disponível no site do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário