quinta-feira, 31 de março de 2011

Câmara aprova projeto que alerta mães sobre a cardiopatia congênita

O público que presenciou a aprovação da Lei recebeu corações e infláveis para apoiar a data

A Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira, 30/03, Projeto de Lei da Vereadora Pollyana Gama, que inclui no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município de Taubaté o Dia Municipal de Conscientização da Cardiopatia Congênita.

A data passará a ser comemorada, anualmente, no dia 12 de junho.

A cardiopatia congênita é uma doença na qual ocorre uma anormalidade da estrutura ou função do coração do recém-nascido. A motivação do pedido da vereadora para a inclusão da data no calendário municipal, partiu da necessidade de alertar as mães taubateanas quanto à necessidade da importância destas exigirem de seus médicos a realização do exame de ecocardiograma fetal.

Tam,bém conhecido como ecofetal, o exame proporciona ao médico observar o coraçãozinho do bebê que ainda não nasceu. Uma espécie de ultrassom bem parecido com os outros já realizados pelas grávidas, mas fundamental, uma vez que por ele o médico cardiologista fetal consegue observar as estruturas do coração e sua funcionalidade, verificando se estão de acordo com o esperado e podendo antever problemas e tratamentos preventivos.



Tia Nice engajada na causa

Uma anormalidade congênita do coração aparece em 5 para cada 100 nascimentos. No Brasil, das seis milhões de crianças que nascem por ano, 45 mil apresentam o problema, mas, infelizmente, perto de 25 mil não são operadas, principalmente por falta de vagas.

Assim é fundamental que fortaleçamos este movimento no intuito de esclarecer a sociedade sobre o tema.

Em Taubaté os trabalhos já começaram e uma ação de conscientização será promovida no Taubaté Shopping no dia 12 de junho, com o apoio da Associação Pequenos Corações da capital.

Um comentário:

  1. Brilhante ideia...
    A informação é muito importante para todos nós.
    Um abraço.

    ResponderExcluir