quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Manutenção do emprego dos funcionários
da Sabesp também é nossa preocupação


Quero esclarecer que a manutenção do emprego dos funcionários da Sabesp é também a nossa preocupação. Muitos deles são taubateanos como nós. No entanto, não podemos entrar em conflito com o que determina o Marco Regulatório do Saneamento e aprovar um contrato sem o Planejamento Municipal de Saneamento, além de exigirmos da Sabesp a revogação da dívida de R$ 37 milhões, que a meu ver, não existe. Não houve auditoria para promover o encontro de contas.

O prefeito foi até a empresa aterrorizar os funcionários dizendo que caso o projeto de lei não seja aprovado, a responsabilidade é da Câmara, quando na realidade é ele o verdadeiro responsável pelo impasse por insistir em não respeitar a lei. Durante a reunião de hoje, onde esteve presente o presidente do Sindicato dos Funcionários da Sabesp, nos colocamos à disposição para apresentar aos funcionários da estatal a situação real do impasse. O nosso posicionamento é fundamentado na lei.

A Câmara Municipal tem obrigação de defender o interesse público. Tenho certeza que se o encontro ocorrer, os funcionários se convencerão de que, infelizmente, as palavras do prefeito de que “está preocupado com o emprego dos funcionários”, são só palavras, por que atitude até agora ele não tomou. Com o conhecimento da causa, aí sim os funcionários poderão fazer um juízo a respeito e comprovar quem está com a verdade.

Em toda a discussão de hoje, dizia-se que o foco era verificar o que era possível avançar dentro da legalidade. As propostas que temos há fundamentação legal. Em alguns momentos perguntei onde há ilegalidade no que propomos. A resposta que tivemos por parte do Secretário de Governo Adair Loredo foi de que “muitos dos Conselhos criados não foram consolidados por que há falta de participação das instituições representativas”. Mais uma vez não há um argumento dentro da lei.

Com base nesta resposta eu pergunto: quem gostaria de participar deste Conselho para ajudar a estabelecer prioridades e gerir os recursos deste fundo do saneamento?

Se os funcionários da Sabesp quiserem, junto conosco, exigir da Prefeitura o cumprimento da lei, podem contar comigo. Estarei à disposição sempre, sem demagogia alguma, mas interessada em lutar pelos interesses do município. O contrato tem que ser bom para a cidade. E não é isso que está ocorrendo. A Sabesp tem os seus interesses, e o nosso é o interesse público, ou seja, o bem comum.

Um comentário:

  1. Cada coisa no seu devido lugar! O trabalhador não pode pagar o "pato" pela decisões tomadas, nem ser ludibriado por uma "novela mexicana" que é o caso da Sabesp! Esse ano de 2012 muitas mudanças podem ocorrer, espero que muitas venha para ajudar o cidadão e todos aqueles que fazem da "Pátria do Lobato" um lugar digno para construir uma família!
    Cansei de corrupção!
    Prof. Mauro de Souza

    ResponderExcluir