terça-feira, 10 de abril de 2012

Prefeitura não apresenta solução para
problema da merenda escolar


Após inúmeras visitas, questionamentos da
vereadora Pollyana não são respondidos

A Prefeitura de Taubaté não responde a requerimento da vereadora Pollyana Gama (PPS) sobre os problemas relacionados à merenda na Rede Municipal de Ensino e se limita a enviar cópia de uma ata de reunião do dia 24 de fevereiro.

O Executivo encaminhou ainda uma portaria da Secretaria de Educação, do dia 7 de abril de 2011, que “estabelece os procedimentos a serem adotados nos casos de adaptações curriculares para os alunos que necessitem de atendimento educacional especializado”, além do cardápio diário das unidades.

Crianças almoçam feijão, arroz e ovo durante uma
das visitas feitas pela vereadora Pollyana
Nenhum dos documentos esclarece as perguntas feitas pela parlamentar por meio do requerimento 150/2012. Além disso, o cardápio apresentado não é seguido pelas escolas por falta de regularidade na distribuição dos alimentos, constatado pela vereadora no início do ano.

Pollyana recebeu inúmeras reclamações de pais de alunos afirmando que “o cardápio é sempre o mesmo: arroz, feijão e salsicha ou ovo. A Comevap cortou o fornecimento e no lugar estão servindo leite em pó ou leite de caixinha com café ou com groselha... o fornecimento de carne está comprometido, por isso a opção é ovo ou salsicha”, dizia um dos depoimentos.

“A merenda escolar é um importante fator para o desenvolvimento físico, cognitivo e motor das crianças. No estabelecimento escolar os hábitos saudáveis de alimentação devem ser incentivados e praticados. Não obstante, muitas vezes, a merenda escolar torna-se a principal refeição diária de algumas crianças que frequentam a creche municipal”, destacou Pollyana.

A vereadora vai intensificar a fiscalização nas unidades escolares.

Abaixo, as perguntas, sem resposta, enviadas ao Prefeito:

I – Qual o motivo da falta de regularização do fornecimento de merenda escolar pela empresa EB Alimentação Escolar nas escolas e creches da Rede Municipal de Ensino?

II – Quais providências estão sendo tomadas a fim de normalizar a entrega das merendas com um cardápio condizente à alimentação saudável?

III – Qual o cronograma de cardápio (semanal/mensal) fornecido aos alunos da Rede Municipal de Ensino?

IV – Quanto ao salário das merendeiras, por qual motivo a empresa EB Alimentação Escolar tem atrasado com o pagamento?

Um comentário:

  1. O QUE FALTA, NA MINHA OPINIÃO É A DEFINIÇÃO DAS POLITICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO.

    ResponderExcluir