quinta-feira, 26 de abril de 2012

Professores guerreiros são responsáveis
pelos 80 anos do ‘Estadão’, diz Pollyana


Pollyana foi oradora na solenidade de 80 anos do Estadão

“Completar oito décadas de história contemplada por um sem número de cidadãos que ajudou a construir e que levou o nome de Taubaté pelo Brasil afora é mérito de poucos.”

Essa foi a citação da vereadora Pollyana Gama (PPS) ao falar sobre a Escola Estadual Monteiro Lobato, o ‘Estadão’, durante solenidade realizada pela Câmara de Taubaté no dia 24 em comemoração dos 80 anos de história da instituição de ensino.

Pollyana, que foi aluna da escola, frisa em seudiscurso que o objetivo dos professores que ajudaram a fundar o Estadão – na ocasião, abriram mão de receber um salário – era o de ensinar e formar cidadãos. “A única preocupação era a de ensinar, formar pessoas, cidadãos, homens e mulheres com capacidade para contribuir com o desenvolvimento regional.”

Na década de 1950, 20 anos após a sua inauguração, Pollyana disse que a escola era considerada modelo na cidade e na região. “Os pais sempre priorizaram a unidade para matricularem seus filhos pela referência educacional e pelo respeito conquistado junto à comunidade local”, observou.

De improviso, a vereadora disse que a escola é reflexo de seus alunos. “A educação precisa de todos vocês. É preciso que cada um de nós dê esse sim de disposição para acrescentar valor às nossas entidades públicas.”
A diretora da escola, professora Eveli Monteiro, ressaltou que, apesar dos problemas “comuns a outras escolas da rede pública de ensino”, os funcionários do Estadão trabalham com muito empenho para oferecer o melhor ensino aos estudantes.

“Eu peço que nossos representantes políticos olhem com mais atenção e dedicação para a escola pública. Nós precisamos do apoio daqueles de quem é de direito nos apoiar.”

O presidente da Casa de leis, Luizinho da Farmácia (PR), agradeceu o empenho da vereadora Pollyana, que tem “lutado incessantemente pela educação na cidade”. Ele acredita que os alunos precisam compreender e reconhecer a contribuição dos professores e mestres. “Vamos deixar essa homenagem guardada na memória de todos os alunos que aqui estão, os que já se foram e os que hão de vir ainda.”

Vídeo
Durante a solenidade foi apresentado vídeo produzido pelo Memorial da Câmara com depoimentos e imagens de ex-alunos do Estadão. Dentre os alunos que estudaram na escola estão algumas celebridades, como os irmãos e músicos Celly e Tony Campello, o cantor e compositor Renato Teixeira, os apresentadores Cid Moreira e Boris Casoy, o geógrafo Aziz Ab´Sáber e o ortopedista Herculano de Alvarenga (criador do Museu Natural de Taubaté).

O estabelecimento foi fundado no dia 15 de abril de 1932, com sede na rua Visconde do Rio Branco, 122, atual Departamento de Ciências Sociais e Letras da Universidade de Taubaté. Hoje, a Escola Estadual Monteiro Lobato, que já chegou a ter três mil alunos, possui um quadro com 600 estudantes, 50 professores e 20 funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário