sexta-feira, 13 de abril de 2012

Reunião Pública discute Jornada de
Trabalho e Lei do Piso dos Professores


Evento no auditório do departamento de engenharia civil
da Unitau pretende reunir docentes da Rede Pública de Ensino

O filósofo João Monlevade, Mestre em Administração e Supervisão Educacional e técnico para assuntos educacionais do Senado Federal, e o deputado estadual Carlos Gianazzi (PSOL), conduzem palestra sobre “Jornada de Trabalho x Piso Salarial do Professor”, na próxima quinta-feira, 19, em Taubaté.

O evento organizado pela vereadora Pollyana Gama (PPS), ocorre no auditório do departamento de engenharia da Universidade de Taubaté, a partir das 19h30. A ideia é esclarecer os professores da Rede Pública de Ensino sobre os seus direitos quanto à redação da lei em vigor no País há quatro anos.

No início de fevereiro de 2012, a vereadora Pollyana publicou uma carta aberta sobre o assunto:

“Há muita expectativa com relação à jornada de trabalho docente, em virtude da Lei 11738/08 (Lei do Piso), que prevê o artigo 1º, § 4º “na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos”, como também das decisões judiciais que determinam que o Secretário de Educação do Estado de São Paulo cumpra liminar concedida à APEOESP quanto ao cumprimento da já referida lei.

Em que se pese o fato da necessidade e dever do cumprimento da lei (como tantas outras. Exemplo: revisão salarial conforme variação custo aluno FUNDEB), percebo que precisamos de mais esclarecimentos e análises a respeito.

Para tanto, realizei ofícios e requerimentos a respeito aos órgãos competentes (Secretaria de Educação / Prefeitura Municipal de Taubaté) para obter informações oficiais, mas não recebi resposta. Desta feita, agendei reunião para próxima segunda-feira, dia 13/02/2012.

Diante da situação exposta, compartilho que iniciei contatos com especialistas e autoridades a respeito. Nosso objetivo é conciliarmos agenda e realizarmos Audiência Pública sobre o assunto. Alguns contatos que fizemos: Deputado Carlos Giannazi, Prof. João Monlevade (técnico para assuntos educacionais do Senado Federal), Maria Isabel Noronha (Presidenta da APEOESP), Secretários de Educação. Assim que definida a data, daremos ampla divulgação.

Precisamos planejar o processo de sua implantação e isso inclui, a princípio, dialogar com toda a categoria e especialistas. Tenho recebido ligações, emails de colegas que, embora tenham em comum a preocupação com a situação e o cumprimento da lei, apresentam particularidades não referentes à vida particular, mas sim à vida profissional.

Tenham a certeza de que, da nossa parte, defendemos amplo debate sobre o assunto para que juntos busquemos soluções que tenham por conseqüência nosso objetivo comum: QUALIDADE DE ENSINO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário