sexta-feira, 25 de maio de 2012

Gerente do Hotel Mazzaropi é
o mais novo Cidadão Taubateano


O gaúcho Arthur Ribeiro recebeu o título após
20 anos de dedicação e amor por Taubaté

O gerente do Hotel Fazenda Mazzaropi, Jorge Arthur Girelli Ribeiro, foi agraciado na noite desta quinta-feira, 24, com o título de “Cidadão Taubateano”, entregue pela vereadora Pollyana Gama (PPS), autora do decreto legislativo, em solenidade na sede do Museu Mazzaropi, no bairro dos Remédios.

Arthurzinho (filho), Silvia (esposa), Pollyana e seu Arthur, o homenageado
O decreto aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal em 2011 homenageia o gaúcho de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, que adotou a cidade há 20 anos e se tornou um dos responsáveis pela preservação da história do cineasta Amácio Mazzaropi. Familiares do homenageado vieram do Sul do país para acompanhar a Sessão Solene.

A TV Câmara Taubaté - canais 17 (digital) e 98 (analógico) da Net - exibe a Sessão nos dias 02 (sábado) e 03 (domingo) às 12h.

Abaixo, confira a íntegra do discurso da vereadora Pollyana Gama:

Arthur Ribeiro lembra dos amigos que fez em Taubaté durante homenagem
A noite de hoje é singular para o povo taubateano. Não seria nenhum exagero afirmar que trata-se de uma noite geológica, porque resguarda e nos remete àquilo que temos de mais precioso: a nossa própria história, escrita na linha do tempo por artistas e personagens que, em alguns casos, adotaram Taubaté por perceber nela uma cidade promissora e com riquezas a serem exploradas e oferecidas pelo o mundo a fora.

Um desses artistas a quem nos referimos foi um dos propulsores do cinema brasileiro e que, no último mês de abril, completaria 100 anos se estivesse vivo. Estamos falando de Amácio Mazzaropi, um taubateano que permanece vivo... vivo em nossas memórias por suas obras inestimáveis retratadas por meio de personagens históricos a quem ele deu vida eterna. Mas... a memória só é possível ser resgatada quando a história é perenizada por pessoas sensíveis e visionárias que se dedicam à esta causa. Preservar a memória é cultivar as nossas raízes, os nossos valores, é conhecer as nossas referências.

Seu Arthur recebe o diploma de "Cidadão Taubateano" das mãos
da vereadora Pollyana Gama, autora do decreto legislativo
É por isso que hoje estamos reunidos aqui para esta solenidade que se justifica não apenas por essas razões, mas pelo amor, pelo carinho, pelo esforço, pelo conhecimento e, acima de tudo, pelo comprometimento demonstrado por este gaúcho de Passo Fundo e taubateano de coração, Jorge Arthur Girelli Ribeiro, que adotou Taubaté e sua cultura há exatamente 20 anos e se tornou referência nacional na preservação das obras de nosso cineasta Amácio Mazzaropi.

Seu Arthur, como é carinhosamente chamado, soube aliar o conhecimento técnico obtido por meio de um extenso currículo profissional nas áreas de gestão e implantação hoteleira à valorização da marca e ao empreendedorismo, e aplicou essa bagagem em benefício do desenvolvimento turístico e cultural de Taubaté nas duas últimas décadas. O resultado de tudo isso é o que podemos observar neste Hotel Fazenda, que um dia pertenceu à Mazzaropi – não com a mesma infraestrutura - e que hoje é administrado e preservado por esta família promissora.

Pollyana recebe flores das mãos de Silvia,
esposa do homenageado da noite
Em 1997, há 15 anos, portanto, o trabalho de seu Arthur foi reconhecido pela Câmara Municipal de São Paulo, devido à sua importância e repercussão. Naquele ano, foi agraciado com “voto de júbilo e congratulações” por resgatar a memória e obra do maior comediante do cinema brasileiro e incentivar as novas gerações a conhecer um dos parâmetros da produção cinematográfica por meio do “Programa Escola”, dirigido a alunos de 1º e 2º graus.

Seu compromisso e envolvimento com nossa cidade é grande e inegável. Seus colaboradores, aqueles do convívio diário na manutenção deste Hotel, representam apenas uma parte das famílias que ele protege. Este empenho e dedicação de Jorge Arthur Girelli Ribeiro fizeram com que o Hotel Fazenda Mazzaropi fosse eleito pela revista “Viagem e Turismo”, da editora Abril, em 2011, pelo quarto ano consecutivo, o melhor hotel fazenda do Brasil, elevando o nome de Taubaté, sem esquecer os outros prêmios que a empresa conquistou no decorrer do tempo.

Esse é um breve relato dessa longa trajetória de vida, amor e carinho por Taubaté, sua história, seus personagens, sua gente. Aos poucos, nestes 20 anos, seu Arthur adotou a cidade como sua, onde se transformou em cidadão respeitado por viver aqui literalmente com alma e coração.

Um comentário:

  1. PARABÉNS!!!, MUITO MERECIDO MESMO.
    SUCESSO SEMPRE A ELE E AO HOTEL(ONDE JÁ ESTIVE) QUE PRESERVA A HISTÓRIA DO GENIAL AMÁCIO MAZZAROPI.

    André Luiz de Oliveira SP - SP

    ResponderExcluir