sexta-feira, 4 de maio de 2012

Prefeitura notifica famílias para
deixar barracos na Gurilândia


Moradoras acionam Defensoria Pública para garantir moradia

As famílias colocadas em dois barracos de madeira no conjunto Hércules Marçon, na região do bairro Gurilândia, foram notificadas pela Prefeitura de Taubaté na tarde desta quinta-feira, 3, a deixarem o local no prazo de 10 dias, no entanto, sem saber para onde ir. O descaso foi denunciado pela vereadora Pollyana Gama (PPS) há dois meses.

As donas-de-casa Maria Aparecida Macena e Rosana Madalena da Graça moram com os filhos nos barracos desde outubro de 2011 a espera, segundo elas, de uma promessa feita pelo Prefeito que mandaria material de construção até março desse ano para erguerem suas casas de alvenaria no terreno da Prefeitura.

Pollyana em visita aos barracos no início de abril
“Acordávamos sempre às 4 horas da manhã para irmos à porta da casa do Prefeito que nos prometeu entregar o material até março. O prazo já acabou e não conseguimos mais contato com ele e hoje recebemos esta notificação. Não temos onde morar”, afirmou Maria Aparecida Macena.

Em resposta a um requerimento da vereadora Pollyana cobrando solução para o problema, o diretor do departamento de Habitação, Alexandre Ferri, foi evasivo e justificou que a Prefeitura está construindo 100 unidades habitacionais no Sítio Tangará, localizado no bairro São Gonçalo. No entanto, não informou a previsão de entrega das moradias e se essas famílias serão contempladas.

O programa Habitação de Interesse Social da Secretaria de Desenvolvimento Social de Taubaté tem dotação orçamentária de aproximadamente R$ 7 milhões. Para a vereadora, o recurso é mal utilizado pela Administração Municipal. “Com este dinheiro daria perfeitamente para tirar essas famílias desta situação indigna, sub-humana e deplorável, no mínimo, pagando um aluguel social enquanto não se constrói as moradias”, destacou Pollyana.

As famílias foram orientadas pela vereadora Pollyana a acionarem a Defensoria Pública para obrigar a Prefeitura a conceder moradias antes de deixarem os barracos. “É a forma mais rápida para se resolver o caso”, disse. O caso está sendo cuidado pelo defensor público Wagner Giron de La Torre.

Visita - O drama das famílias foi vivenciado pela vereadora que visitou o local no início de abril. A vulnerabilidade à saúde e a segurança dos moradores assustaram a parlamentar. “Encontramos muito lixo, bichos, insetos e poeira, sem contar a falta de ventilação e os perigos que eles correm colocando a própria vida em risco”, destacou a vereadora.


Veja a notificação entregue pela Prefeitura:



Nenhum comentário:

Postar um comentário