quinta-feira, 19 de julho de 2012

A incapacidade para cumprir as leis


Pollyana Gama
Vereadora pelo PPS de Taubaté

Há duas semanas o Prefeito sancionou uma lei de minha autoria em parceria com o vereador Digão que regulamenta o volume e a frequência dos sons produzidos por buzinas e equipamentos sonoros utilizados em veículos nas vias públicas de Taubaté. A legislação limita em até 80 decibéis o nível de pressão sonora medidos a 7 metros de distância, incluindo buzinas, alarmes, sinalizadores de marcha à ré, sirenes, motor e demais componentes obrigatórios do próprio veículo.

No entanto, a própria Prefeitura de Taubaté admite incapacidade e garante que a fiscalização da nova lei ficará prejudicada, alegando que possui apenas 12 agentes de trânsito para uma frota de 180 mil veículos em circulação na cidade. A afirmação, publicada no jornal “O Vale” desta quarta-feira (18), mais uma vez nos deixa indignados quanto ao despreparo, amadorismo e, acima de tudo, falta de respeito pelos cidadãos e pelo o que dispõe a legislação municipal.

Esta lei objetiva garantir o sossego público e zelar pela saúde preventiva da população, pois, ao contrário do que pode parecer numa primeira análise, poluição sonora não é um mero problema de desconforto acústico. O ruído passou a constituir atualmente um dos principais problemas ambientais dos grandes centros urbanos e, eminentemente, uma preocupação com a saúde pública.

A poluição sonora passou a ser considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), uma das três prioridades ecológicas para a próxima década e diz, depois de aprofundado estudo, que acima de 70 decibéis o ruído pode causar dano à saúde. De modo que, para o ouvido humano funcionar perfeitamente até o fim da vida, a intensidade de som a que estão expostos os habitantes das metrópoles não poderia ultrapassar os 70 decibéis estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde.

Devido à gravidade do problema e a importância desta lei para a sociedade vamos cobrar explicações da Prefeitura, pois é inadmissível que uma cidade com orçamento anual perto de R$ 700 milhões não tenha condições de capacitar seus agentes e adquirir os equipamentos necessários ao cumprimento da lei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário