quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Pollyana fiscaliza merenda de
duas escolas municipais de Taubaté

Distribuição do leite foi interrompido há uma semana; qualidade da
merenda é aprovada, mas problemas estruturais ainda permanecem

“A qualidade da merenda oferecida aos alunos do ensino fundamental melhorou, mas ainda temos que avançar”. Esta foi a avaliação da vereadora Pollyana Gama (PPS), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Turismo da Câmara, após visitar duas escolas municipais em regiões diferentes, na manhã desta quinta-feira, 28, a fim de fiscalizar os insumos e o preparo do cardápio dos alunos do ensino fundamental.

Pollyana, acompanhada da diretora da EMEF Ernani Gianico, Odete Viana, e
da mãe de duas alunas Beatriz Macedo (à direita), conversa com merendeiras
Sem comunicar a direção das unidades, a parlamentar escolheu aleatoriamente as EMEF´s Ernani Giannico, no bairro Taubateguassu, e Prof Ernesto de Oliveira Filho, no Parque Aeroporto, acompanhada da mãe de duas alunas da Rede Municipal, Beatriz Macedo. A primeira escola abriga cerca de 600 estudantes contra 1.300 da segunda unidade escolar. “Nas duas escolas são três merendeiras para atender a demanda, mas uma delas tem o dobro do número de alunos, o que deixa as profissionais sobrecarregadas. Precisamos rever esta situação pontual”, destacou Pollyana.

Este é o caso da EMEF Prof Ernesto de Oliveira Filho que não serviu sobremesa e suco – ainda artificial - na hora do almoço, oferecido às 11h, por falta de mão-de-obra na cozinha. “Percebemos que faltou tempo para as merendeiras prepararem a refeição completa para os nossos alunos”, completou a vereadora. Além disso, uma das bocas do fogão não funciona adequadamente.

Café da manhã – A vereadora Pollyana Gama soube que, diferentemente da semana anterior, as escolas municipais visitadas estão servindo bebida láctea ou leite em pó, em substituição ao leite que teve a distribuição interrompida há uma semana. “É outra questão que precisamos rever, pois a legislação garante que pelo menos 30% dos alimentos oferecidos devem ser da agricultura regional”, ressaltou. As frutas estão em bom estado de conservação.

Na EMEF Prof Ernesto de Oliveira Filho, Pollyana observa distribuição do almoço
Horário – As escolas municipais estão em processo de readaptação dos horários por conta do desjejum (café da manhã) e almoço dos alunos, para não interferir nos horários de aula. Algumas delas, a exemplo da EMEF Ernani Gianico, transferiu o café para a partir das 8h. A direção pretende se reunir com os pais para discutir sobre o assunto. “Iremos conversar com a Secretária de Educação para chegar num consenso, pois as refeições não podem invadir os horários de aula e do recreio”, afirmou Pollyana.

Na última semana, a vereadora deu início às visitas surpresa nas escolas municipais de Taubaté e a primeira unidade escolhida foi a EMEF Diácono Ângelo Victal, no Santa Luzia.

Um comentário:

  1. A iniciativa é valida, mas o que devemos saber quando e como resolveria os problemas encontrado, essa comissão tem peso politico para corrigir as observação anotada Pela Vereadora.
    Só fiscalizar não traz resultado,precisa rever a LOgistica aplicada nas escolas.

    ResponderExcluir