quinta-feira, 25 de abril de 2013

Pollyana conclama mobilização por apoio
do poder público ao escotismo em Taubaté

Vereadora acredita que a difusão do escotismo pode ser uma aliada
no combate à criminalidade e drogas entre crianças e jovens.

Quando o general britânico Baden Powell criou o escotismo em 1907, idealizou a integração social com o propósito de ajudar ao próximo e contribuir com o desenvolvimento humano, princípio evidenciado pela vereadora Pollyana Gama (MD) durante a solenidade comemorativa do dia do escoteiro.

A sessão, realizada pela Câmara de Taubaté dia 23, foi conduzida pela presidente da Casa, Maria das Graças Oliveira (PSB) e contou com a participação dos vereadores Paulo Miranda (PP), Salvador Soares e Vera Saba, do PT.

Vereadora Pollyana Gama (MD33) durante discurso
Imbuída pelo espírito de engajamento social e comprometimento que marca os escoteiros, a oradora Pollyana assumiu o compromisso, para este ano, de apoiar a ampliação do movimento e também a execução de um monumento pela juventude e paz, idealizado pelo criador do escotismo em Taubaté, Theodoro Corrêa Cintra, na década de 1950.

A vereadora destacou a elaboração de um ofício coletivo dos vereadores por uma reunião do prefeito com representantes de cada unidade dos escoteiros e parlamentares, com objetivo de buscar apoio para a manutenção do movimento e aumento de oportunidades de participação dos jovens da cidade.

Para Pollyana, a difusão do escotismo pode ser uma aliada no combate à criminalidade e drogas entre crianças e jovens. “Acredito que os princípios de solidariedade, ajuda, respeito, disciplina de que nossa sociedade carece, o grupo escoteiro tem muito. É hora de somarmos forças para fazer com que cresça o movimento dos escoteiros e tantos outros que colaborem na defesa da vida.”

Representando os escoteiros, Marco Aurélio do Monte Vanderlei “Chambinho” fez uma reflexão sobre problemas sociais como violência e crise de valores. “Nosso desafio, como escoteiros, é resgatar valores, auxiliando-nos reciprocamente, para que cada um de nós assuma o próprio desenvolvimento, e possamos nos tornar cidadãos e líderes úteis.”

Representantes do 35º Distrito Escoteiro Monteiro Lobato e Grupo Escoteiro Taubaté entregaram lenços que fazem parte da vestimenta dos escoteiros para as vereadoras Graça e Pollyana. A banda de música da Base de Aviação de Taubaté apresentou os Hinos Nacional e de Taubaté.

Homenageados

Sete escoteiros indicados pelas unidades do movimento escotista em Taubaté receberam homenagens durante a solenidade. Da Tropa Sênior Autônoma Abaeté, Cristina Mamede da Costa; do Grupo Escoteiro do Ar Brasil, Gustavo David Costa Cardoso; do grupo Kimball O’Hara, Jadde Ludmila Feitosa Mendonça dos Santos; do grupo Aviação do Exército, Thainá Fonseca da Silva; do grupo Aldo Chioratto, Caíque Gustavo dos Santos; do grupo Escoteiro Taubaté e do 35º Distrito Monteiro Lobato, o chefe César Augusto Reche Ferreira; e do grupo Amizade, o chefe Alexandre Justen.

Por meio de vídeo produzido pela TV Câmara Taubaté, os homenageados falaram sobre a experiência no escotismo. Nos agradecimentos, Cristina se referiu ao incentivo da família, aos amigos do movimento e destacou Baden Powell, criador do escotismo. “Meu grato, grato, gratíssimo a todos”. Ao se referir à família e amigos escoteiros, Gustavo agradeceu o apoio nos momentos felizes e difíceis e entoou o lema “Sempre alerta”.

Jadde frisou a representatividade da homenagem para sua família e agradeceu aos companheiros do movimento pelos ensinamentos sobre o escotismo. Caíque mencionou o apoio da família e incentivo da chefia, além dos colegas. “Venho dar o meu servir a todos.”

César dedicou a homenagem a todos os escotistas e sublinhou sua dedicação ao escotismo “de coração, corpo e alma”. Alexandre lembrou sua história de vida, as experiências vividas e desafios superados no movimento que, para ele, é para ser vivido todos os dias. “Ele nos guia, nos ensina a ajudar o próximo, a obedecer regras, ser um cidadão de bem e fazer a diferença.”





















Nenhum comentário:

Postar um comentário