sexta-feira, 4 de abril de 2014

Projeto que cria cargos de diretores e
vices nas escolas é votado na Câmara

A Câmara de Taubaté retoma na 55ª Sessão Ordinária, terça-feira, 8, às 18h, a discussão do projeto do Executivo que transforma em função de confiança os atuais cargos de diretor e vice-diretor das escolas da rede municipal. O novo texto prevê que os cargos só podem ser ocupados por servidores efetivos. A proposta estabelece que a Secretaria de Educação deva regulamentar o processo seletivo dos candidatos, levando em consideração o tempo de serviço, títulos e avaliação de projetos.

A vereadora Pollyana Gama (PPS) apresentou duas emendas ao projeto
Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Turismo, a vereadora Pollyana Gama (PPS), apresentou duas emendas ao projeto. A primeira delas substitui os anexos, considerando os valores atualizados dos vencimentos aos cargos. A segunda emenda estabelece critério para seleção dos candidatos, incluindo mérito e desempenho, com a participação da comunidade escolar, acompanhamento do Conselho Municipal de Educação e considerando os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) obtidos pela unidade escolar.

Pollyana Gama, que é professora, lembrou que participou de praticamente todas as audiências públicas que estabeleceram as diretrizes do Magistério. “Lutávamos por concurso público para todos os cargos”, afirmou. A parlamentar esclareceu que era favorável a concurso para diretor, “mas quando não tínhamos alicerce e fundamentação que temos hoje, apresentados aqui. São novas diretrizes da carreira que orientam para essa possibilidade”.

Segundo Pollyana, o processo se iniciou em Taubaté onde professores interessados em se tornar diretores ou vice participam do processo de seleção interno. “Primeira exigência é que tem que ser professor legitimamente concursado. Todos têm direito de se inscrever e ser avaliados por uma banca examinadora.” Para a vereadora, o projeto busca valorizar o profissional da rede municipal. Ela explicou que a emenda que detalha o processo de seleção foi elaborada com a participação dos profissionais da rede.

As sessões ordinárias são transmitidas, ao vivo, pela TV Câmara Taubaté no canal 7 da Net, ou então pelo site www.camarataubate.sp.gov.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário