quinta-feira, 28 de maio de 2015

Do que vimos ao que temos



No ano passado, neste mesmo período do ano, denunciamos ao Ministério Público Federal que a Secretaria Municipal de Saúde de Taubaté não havia aplicado todos os recursos transferidos pela União para ações de Vigilância em Saúde, isto é, não se foi executado um plano de ações preventivas para o combate à dengue.

Segundo a vereadora informou na época, da meta de investimento para o primeiro bimestre (janeiro e fevereiro), isto é, dos R$1,3 mi previstos, somente R$ 800 mil foram executados, o que equivalia a apenas 61% dos recursos para o período..

O resultado foi a situação grave instalada em nossa cidade, com números alarmantes de casos confirmados de dengue em 2014.

Neste ano, embora também em situação de epidemia, os números registrados diminuíram significativamente. Nessa mesma época, no ano passado tínhamos mais de 6000 casos confirmados contra os quase 2000 registrados até hoje.

Constatamos que nossos apontamentos feitos no início de 2014 foram pertinentes para que medidas preventivas fossem de fato realizadas com ordenamento e frequência ao longo de 2014 e estendendo-se até 2015.

Temos acompanhado as ações da prefeitura e observamos que uma série de ações foram implantadas fazendo valer a máxima de que é muito melhor prevenir do que remediar . Melhorou muito.

Obviamente que os resultados ainda não convergem para o ideal. Afinal, bom seria se conseguíssemos banir de uma vez por todas os casos da doença em nosso município, estado e país.

É possível, contudo para este feito, há de somar ainda mais os esforços do Poder Público e da população de modo geral. Não podemos facilitar!

Ainda assim, parabenizo e agradeço a cada cidadão que, de modo consciente, age em favor da prevenção, cuidando de seus quintais, dos espaços comuns, evitando que se acumule água em locais propícios à proliferação do mosquito.

Sinto-me satisfeita por ter contribuído com mais este avanço para Taubaté, no sentido de ao identificar os erros e falhas de gestão, cobrei o executivo apresentando alternativas e motivando, valorizando medidas que aprimoraram a qualidade do serviço público prestado. Continuemos com atitudes diárias e permanentes de combate à Dengue!


Matéria divulgada em Maio do ano passado


Dados divulgados neste ano apontam para significativa diminuição

Nenhum comentário:

Postar um comentário