terça-feira, 16 de junho de 2015

Para Pollyana, visitas de conselheiros do Fundeb às escolas é legítima

Em Sessão Extraordinária, na Câmara Municipal, a vereadora Pollyana se posicionou contrariamente ao veto dado pelo prefeito ao inciso IV do artigo 18, do projeto de lei ordinária nº 165/2014, que trata sobre a criação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb.

Em sua mensagem, o prefeito alega que a livre e irrestrita possibilidade de vistoria das unidades escolares e transporte escolar, sem agendamento prévio, com definição clara de quantidade de componentes que a realizarão e a certeza de que tais visitas não possuam caráter político-partidário, poderiam tumultuar a rotina dos estabelecimentos públicos, acarretar prejuízo ao desenvolvimento das atividades e gerar transtornos.

Para a vereadora, essa preocupação não é consistente, uma vez que o Conselho do Fundeb, de modo geral, é composto por profissionais da educação, que desempenham suas funções com zelo e muito cuidado.

“Eu acredito que as coisas não seriam misturadas, mas penso que mesmo não tendo sido garantido o direito dos conselheiros na forma da lei, as visitas podem continuar ocorrendo. Oriento que os conselheiros façam valer o seu direito, porque eles não podem ser impedidos de fiscalizar”, argumentou a vereadora.

A parlamentar recorreu ao guia de orientação aos Membros do Conselho do Fundeb, para ressaltar que cabe ao Poder Executivo assegurar recursos administrativos e materiais para adequada operação do Conselho, garantindo o acesso a todos os relatórios financeiros e contábeis atinentes ao Fundeb, incluindo notas dfe empenho, licitações, folhas de pagamento e outros registros, além de possibilitar visitas às obras escolares e aos serviços de transporte escolar.


“Diante do que apontam essas orientações, entendo que as visitas podem continuar acontecendo sem restrição e, caso os conselheiros sejam impedidos, devem recorrer à polícia para garantir as prerrogativas de suas atribuições”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário