quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Pollyana pede clínico geral para PAMO da Vila São Carlos




Procurada por moradores que reclamam da falta de clínico geral no PAMO da Vila São Carlos, Pollyana solicitou ao prefeito, por meio de requerimento, que se disponibilize mais profissionais para a unidade.

Segundo os atendidos, a unidade conta com somente uma médica, que atende apenas um dia por semana, prejudicando o atendimento à população da comunidade.

Em seu requerimento, a vereadora solicita que o prefeito analise a possibilidade de se disponibilizar mais clínicos gerais para a unidade para tornar o atendimento mais rápido à população. Ela também questiona a razão para a escassez de profissionais no PAMO.

 “Há casos de munícipes que aguardam desde novembro do ano passado para serem atendidos e, assim, darem continuidade aos seus tratamentos, seja por meio de exames solicitados ou de encaminhamento a especialistas”, explicou Pollyana.



segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Pollyana cobra implantação de coleta seletiva


A vereadora Pollyana Gama (PPS) solicitou informações da prefeitura quanto à implantação de programa de coleta seletiva de lixo em Taubaté.

Pollyana argumenta que, embora a cidade conte com Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), onde os munícipes podem descartar entulho, mobília, galhos etc, o município não dispõe de um programa de coleta de lixo domiciliar separado.

“Cidades vizinhas já contam com o sistema de coleta seletiva, de forma a colocar em prática mecanismos mais sustentáveis de descarte. Enquanto isso, uma cidade com o porte de Taubaté ainda caminha a passos tímidos neste quesito”, afirmou a vereadora.


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Pollyana solicita revitalização do playground do Santa Tereza




A vereadora Pollyana Gama (PPS) apresentou requerimento ao Poder Executivo, solicitando a realização de serviços de limpeza e revitalização do playground, localizado no bairro Santa Tereza.


Segundo a vereadora, o pedido partiu de moradores que reclamam do mato alto e da sujeira no local.

“Esses equipamentos deveriam ser usados como forma de lazer da comunidade. Contudo, na situação em que se encontra, os munícipes ficam impossibilitados de os utilizarem”, argumento Pollyana.

Em resposta, o prefeito Ortiz Júnior informou que a Secretaria de Serviços Públicos incluirá os serviços de limpeza em sua programação. Quanto à revitalização, segundo ele, os trabalhos serão realizados de acordo com a disponibilidade de materiais.

“Vamos acompanhar e insistir pela realização desses serviços”, enfatizou a vereadora.







quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Audiência Pública sobre Simube

Na Audiência Pública sobre o Simube (Sistema Municipal de Bolsa de Estudos), que ocorreu ontem à noite, na Câmara, fui representada pela minha assessoria.

Na ocasião, o novo presidente do Simube, Sr. Oswaldo Barbosa Guisard Neto, informou que o total de verba destinado para bolsas, em 2016, é de R$ 1.655.605,00, tanto para curso técnico, como para graduação.

Segundo o presidente do sistema, o valor acumulado para manter as bolsas já concedidas (as bolsas são concedidas até a finalização do curso do aluno), juntamente com as que serão ofertadas neste ano, ultrapassa R$ 5 milhões.

Na audiência, também foi informado que 514 estudantes foram inscritos no sistema, sendo 30 para curso técnico e 484 para curso superior. A próxima etapa, será a publicação (Diário Oficial e site da prefeitura – www.taubate.sp.gov.br) da listagem daqueles alunos que estiverem aptos a receber visita domiciliar, após terem sido analisados os documentos apresentados.

Segundo Oswaldo, a previsão para o término deste processo é de dois meses, visto que dentro de um mês serão analisados os documentos dos inscritos e, logo após, serão realizadas as visitas domiciliares.


Durante a audiência, também foi lembrado que os alunos que não tiverem o aproveitamento mínimo de 75% de frequência e notas terão de ressarcir o fundo municipal de bolsas de estudo. Na ocasião, foi ressaltado que essa regra foi implantada a partir da lei complementar nº 372/2015, de autoria desta vereadora, em conjunto com os vereadores Douglas Carbonne e Luizinho da Farmácia, com o objetivo de zelar pelos recursos públicos.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Pollyana propõe tornar FAMUTA em patrimônio cultural de Taubaté

Pollyana defendeu sua proposta de emenda à Lei Orgânica do Município nº 3/2015, que torna a Fanfarra Municipal de Taubaté (FAMUTA) patrimônio cultural do município.

Primeiramente, a parlamentar agradeceu aos demais vereadores por assinarem com ela essa proposta e pelos pareceres favoráveis nas comissões.

A vereadora relembrou o quanto a Fanfarra vem honrando o nome da cidade, ao levá-lo a vários cantos do mundo e trazendo vários prêmios, como a conquista do título do campeonato Open Europa, na Alemanha, e o campeonato mundial, ocorrido na Dinamarca, ambos no ano passado.

Ela também destacou a importância do trabalho de várias pessoas, como o Prof. Humberto, que foi diretor do “Municipal” e grande entusiasta da antiga Banda Marcial (atual FAMUTA), o mestre Luizinho, que foi o primeiro maestro da fanfarra e do Pércio Camargo, que escreveu um trabalho científico sobre a Fanfarra Municipal de Taubaté.


Para ilustrar, Pollyana exibiu trechos da apresentação da FAMUTA na final do campeonato da Alemanha e solicitou que todos os vereadores votassem favorável à propositura, de forma a enaltecer mais uma riqueza cultural de Taubaté.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Pollyana defende valorização dos servidores municipais



Ao fazer uso da tribuna, no início da 181ª Sessão Ordinária, a vereadora Pollyana Gama (PPS) comentou sobre a matéria publicada hoje pelo jornal Gazeta de Taubaté que tratou da campanha de revisão salarial dos funcionários da prefeitura.

“Temos registros que apontam para falta de uma revisão que contemplassem os índices da inflação. Já sugeri um plano de recomposição salarial. Sabemos que é difícil, mas com planejamento é possível”, salientou.

Pollyana criticou o atual prefeito, que em campanha eleitoral, prometeu solucionar essa problemática. “O que não pode acontecer é se fazer promessa em época de campanha e depois não oferecer nem o básico, que é a revisão com base na inflação”.

PASSEIO CICLÍSTICO

Ela também comentou que participou do passeio ciclístico organizado pelo Ministério Sonho de Deus, na última terça-feira. Além disso, a parlamentar parabenizou a atuação do grupo Coalizão anti-drogas, que realizou um trabalho de prevenção e conscientização na Avenida do Povo, durante o carnaval, sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas.

PROJETO VIVA O BEBÊ

Por fim, Pollyana compartilhou que esteve na Irmandade de Misericórdia, onde mais uma vez conferiu o trabalho desenvolvido com as mães e recém-nascidos.

Na oportunidade, ela explicou que as mães recebem uma bolsa de maternidade com produtos de higienes e roupinhas para a criança e que um segundo kit é oferecido após a comprovação de vacinação e ida regular ao pediatra.

“Para a mãe receber esse segundo kit, precisa comprovar que a criança está vacinada. Ocorre que tivemos a informação que, embora o recém-nascido antes saísse da maternidade do Hospital Escola já com a vacina BCG, agora a vacina não é mais ofertada no local. Questionamos a prefeitura, verbalmente, e fomos informados que há anos o procedimento não ocorre. Deste modo, encaminhamos ofício solicitando informações, pois é de fundamental importância que a criança seja vacinada o quanto antes”.



segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Pollyana dá boas-vindas ao novo presidente da Câmara e compartilha ações de seu mandato

No fim da sessão, a vereadora Pollyana Gama cumprimentou o novo presidente, vereador Paulo Miranda (PP) desejando-lhe êxito à frente da Casa de Leis.

Ela também renovou o compromisso de trabalho e ressaltou a importância da população no processo democrático local. “É sempre muito satisfatório andar pelas ruas e perceber que as pessoas acompanham nosso trabalho, seja pela TV Câmara, seja pelas redes sociais. E peço que cada munícipe trabalhe conosco, direcionando nossas ações de fiscalização”.

Para Pollyana, é preciso resgatar o sentimento de pertencimento da população. “Temos que construir juntos a cidade que sonhamos”, reforçou.

Emendas ao Orçamento Municipal

Pollyana informou que as emendas que apresentou ao orçamento foram sancionadas. Mas que agora, o seu compromisso será acompanhar a execução.

[Pollyana apresentou emendas para o Centro de Controle de Zoonoses; Vigilância Epidemiológica no combate à dengue, Liga Municipal de Futebol, promoção de eventos culturais, e às entidades de atendimento a idosos e de atendimento a pessoas com deficiência, bem como para aquisição de automóvel equipado para coleta de leite humano e outro para transporte dos assistidos por entidade de apoio a pessoa soropositiva].

Guia de Saúde

A vereadora disse estar satisfeita ao ver sua sugestão de se produzir uma cartilha de procedimentos para a Saúde ser concretizada.

“Insisti durante todo este mandato junto à Administração, pois o que se observa é a constância de informações desencontradas. Espero que o Guia de Saúde contribua com uma melhor orientação aos usuários da nossa rede municipal de saúde”.

Carnês de IPTU duplicados

Pollyana apresentou requerimento sobre o envio de carnês de IPTU duplicados aos mesmos imóveis. Ela expôs algumas situações que podem gerar problemas aos usuários e questionou se os códigos de barras se referem a uma conta da Administração.

“A prefeitura precisa se posicionar sobre isso. Qual a orientação a Administração Municipal dá aos munícipes? Nós demos a orientação de protocolar requerimento junto à prefeitura para saber qual o procedimento adotar, mas quero ter acesso ao posicionamento do Poder Executivo.

Comissão de Finanças

Por fim, a vereadora comentou sobre sua eleição para a Comissão de Finanças.

“Para minha surpresa, alguns colegas do grupo que não votaram pela eleição do vereador Paulo Miranda para presidente da Casa, votaram em mim para integrar a Comissão de Finanças. Por isso, agradeço o reconhecimento e a confiança dos pares ao trabalho que venho realizado ao longo desses doze anos”.


Ela informou que neste ano será presidente da Comissão de Finanças e também da Comissão de Educação, Cultura e Turismo.

Pollyana defende proibição de publicidade com apelo sexual




A vereadora Pollyana Gama declarou seu voto favorável ao projeto de lei ordinária nº 63/2015, de autoria do vereador João Vidal (PSB), que trata sobre a proibição de publicidade de imagens sensuais ou de cunho pornográfico em painéis, outdoor ou assemelhados.

Pollyana fez uma pesquisa sobre o tema e sustentou sua defesa baseando-se em trechos de um artigo do Dr. Prof. Carlos Alberto di Franco, que é diretor do departamento de Comunicação do Instituto de Ciências Sociais.

“Carlos Alberto explica em dado trecho que ao nos depararmos com uma imagem como essas expostas em outdoor, nossa primeira reação é repugnar, porém, com o tempo, nos percebemos diante do acostumamento”, compartilhou.


A vereadora ressaltou que o Brasil, além de ser conhecido pelas belezas naturais, infelizmente também é tido como o país do sexo fácil e barato. Ela acredita que que essa imagem transmitida só poderá ser mudada se contar com ações inclusive de governantes.

“Atualmente, a família brasileira convive com uma fragilidade que é acentuada também pela linguagem visual a que estamos expostas”, afirmou.

Pollyana disse ter feito uma breve pesquisa e constatou que em algumas cidades, já tiveram casos de agências de publicidade e de motéis que foram condenados pela justiça.


“Sou favorável ao projeto e cumprimento o vereador João Vidal pela propositura. O apelo à sensualidade precariza os sentimentos, as afetividades e, de certa forma, incita à rede de pedofilia. É preciso lembrar que é por meio de uma relação sexual que temos a concepção da vida, mas é preciso tratar disso como uma relação responsável”, defendeu.