segunda-feira, 7 de março de 2016

Pollyana destaca Dia Internacional da Mulher



Pollyana Gama subiu à tribuna para cumprimentar as mulheres, pelo Dia Internacional da Mulher, e convidar a população para a solenidade que ocorrerá amanhã, na Câmara, às 20h.

Ela também lançou o convite para que todos participem de uma ação informativa pelo Dia da Mulher, que o grupo de mulheres do PPS fará amanhã, na Praça Dom Epaminondas.

A vereadora abordou a Audiência das Metas Fiscais, ocorrida há duas semanas, em que a prefeitura prestou contas dos recursos arrecadados e empregados no município.

“Participei desse momento, em que a prefeitura esteve na Câmara para prestar contas e, pelo que observei, faltou pontuar aquilo que foi planejado, porém não foi executado. A população quer saber, além do que foi feito, aquilo que deixou de ser realizado”.

Ela contou que da pasta da Saúde, 20% do orçamento não foram realizados. Já na pasta de Obras, 50% dos recursos não foram executados.

“É preciso que exista transparência da Administração ao informar a população”, disse.

Pollyana também questionou a execução da pasta da Educação. “Ao questionar a secretária da Educação, ela nos informou que foi tudo executado. Então, pergunto o que devo responder às mães angustiadas pela falta de vagas em creches, em um cenário em que 16% das mulheres estão precisando trabalhar”.

Prestação de contas

Pollyana compartilhou que o Hospital Universitário informou que, quanto à vacina BCG, esta não é mais dada no local há algum tempo porque é necessário que exista um profissional qualificado para o procedimento.

“Por isso, encaminhamos novo requerimento à prefeitura insistindo para que envie uma profissional para o HU e, assim, a vacina volte a ser dada ainda na maternidade aos bebês”, informou.

Obras públicas

Ela também falou sobre o adiamento das obras dos piscinões. “Com as chuvas que temos visto, muitas regiões ficaram alagadas. Enquanto isso, percebemos promessas de algum tempo que não são cumpridas, como essa dos piscinões. Em contrapartida, temos a realidade de não ter 50% do orçamento de obras executado”, reforçou.

A parlamentar apontou ainda que pelos dados apresentados na Audiência, somente 20 ruas foram pavimentadas. “É muito pouco!”, enfatizou.

Guarda Municipal

Pollyana disse que esteve reunida com guardas da Guarda Civil Municipal e que, na oportunidade, trataram o projeto de lei que regulamenta o órgão em Taubaté. “Conforme conversamos, estou à disposição para analisar e aprimorar o texto, caso seja necessário”.

IPMT

Pollyana disse que vai sugerir à presidência da Câmara que seja realizado um curso de capacitação aos servidores municipais sobre Previdência. “Precisamos abordar com os servidores que já estão e com os que virão alguns pontos”.

UTI no Hospital Regional

Pollyana finalizou contando que, com o deputado estadual Davi Zaia, esteve reunida no Hospital Regional e que também solicitou ao governo do estado de São Paulo que se amplie o número de leitos de UTI em nosso Hospital Regional.


“Nosso hospital atende as 39 cidades. Aí, vemos famílias desesperadas pedindo interferência política, quando na verdade há regulação própria. Isso quer dizer que o sistema está falho, Precisamos de mais vagas para nossa população”.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Pollyana reforça necessidade de cobertura para quadras escolares



A vereadora Pollyana Gama (PPS) quer saber quantas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino tiveram suas quadras poliesportivas cobertas nessa atual Administração e quantas ainda serão cobertas.

Para ela, tão importante quanto às revitalizações anunciadas, é também a cobertura das quadras para tornar os locais mais adequados às práticas esportivas e de recreação para os alunos.

A preocupação da vereadora é quanto à proteção dos alunos que, ao se exercitarem em quadras descobertas, sofrem com a ação de sol, chuva e, por isso, acabam prejudicando sua saúde. Além disso, segundo ela, os professores de Educação Física também sofrem com a exposição à chuva e ao sol, já que permanecem em quadra durante todas as suas aulas.

“Questionamos a prefeitura quanto aos cuidados estão sendo aplicados nesses casos de exposição”, informou a vereadora, que também solicitou o fornecimento de protetor solar aos alunos de escolas sem quadra coberta.

“Desde o nosso primeiro mandato, temos insistido pela cobertura de todas as quadras. Agora, com o anúncio de revitalização de vinte unidades, no sentido de melhorar condições elétricas, hidráulicas e de pintura das escolas, acreditamos ser o momento propício para também contemplar melhorias para as quadras”, disse.


quarta-feira, 2 de março de 2016

Pollyana solicita órgão especial para combate de violência contra mulher


O aumento dos casos de violência sexual em Taubaté levou a vereadora Pollyana Gama (PPS) a solicitar junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo a instalação de um Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no município.
Segundo Pollyana, o número de ocorrências registrado na Delegacia de Defesa da Mulher de Taubaté é significantemente maior do que os delitos registrados em demais delegacias do município.
“Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo revelam que, no ano passado, a Delegacia da Mulher instaurou 774 inquéritos, enquanto o 3º Distrito, que instaurou mais inquéritos criminais, totalizou 532 no mesmo período”, comparou.
Diante dos casos de crimes contra a mulher e visando que se tenha maior rigor no cumprimento da lei 11.340/2006, a “Lei Maria da Penha”, Pollyana reforçou a necessidade de um juizado especial para os casos de violência doméstica em Taubaté, junto à Coordenação Estadual de Políticas para Mulheres.
“Solicitamos à coordenadora, Profa. Dra, Albertina Duarte Takiuti, que ratifique nosso pedido ao presidente do TJ, pois entendemos que o órgão pode contribuir no atendimento multidisciplinar aos envolvidos nesses atos e, deste modo, conscientizar, solucionar e trabalhar para a diminuição desses crimes”, ressaltou a vereadora.
Outras ações
Além da criação do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, a vereadora também acionou a Universidade de Taubaté, solicitando que seja realizada uma parceria entre a instituição, prefeitura de Taubaté e Delegacia de Defesa da Mulher, para fortalecer a estrutura da delegacia.
“Conversamos com a Dra. Elisângela Estéfano, delegada responsável pela delegacia da mulher e constatamos que para um atendimento mais eficiente, ó órgão carece de maior estrutura humana. Assim sendo, solicitamos que a Universidade firme parceria, cedendo estagiários para composição do quadro de nossa DDM”, explicou.

Informações úteis:
2015 – 76,47% de aumento de casos de violência sexual em Taubaté
Janeiro a Março/ 2015 – 30 casos registrados contra 17 no mesmo período de 2014.
Em todo o Vale do Paraíba, o aumento registrado foi de 18,87%, com 233 casos, contra 196 em 2014.
Fonte: Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo