quarta-feira, 30 de junho de 2010

Renovado convênio de 25% de desconto de funcionários públicos na Unitau

Por meio de ofício, a reitora da Universidade de Taubaté, Profª Drª Maria Lucila Junqueira Barbosa, informou à vereadora Profª Pollyana Gama (PPS), que foi renovado convênio com a prefeitura municipal para a concessão de desconto de 25% nos cursos de graduação para funcionários públicos municipais. O convênio tem vigência até o dia 28 de fevereiro do ano que vem.

A notícia vem em resposta a um requerimento colocado pela vereadora, tanto para a Unitau, como para a prefeitura, em virtude da reclamação de muitos funcionários que ficaram sem o benefício no início de 2010.

De acordo com relatório da própria universidade, 128 funcionários foram beneficiados em 2009 com o desconto. Com o termo de renovação também será disponibilizado 30 ‘bolsas pontualidade’, sendo 20 com desconto de 25% da mensalidade em folha de pagamento e 10 de 20% via boleto. Ambas são exclusivas para os cursos de: Agronomia, Nutrição, Engenharia de Alimentos, Letras, Serviço Social, Engenharia de Computação, Pedagogia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Sistema de Informação.

A reitora da Unitau esclarece ainda que foi preciso limitar a cota de benefícios para este ano por conta de orientação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, bem como por razões financeiras. Apesar da limitação, a vereadora Pollyana comemora. “É bom desenvolver um trabalho coletivo, pois o retorno fica mais garantido. O que os servidores querem é apoio para buscar a especialização, então temos que trabalhar para que isto aconteça”.

Afroreggae na Fundação Casa de Taubaté

O Grupo Cultural Afroreggae do Rio de Janeiro, estará em Taubaté na próxima sexta-feira, dia 02 de julho, para apresentação de palestra na Fundação Casa. O evento tem início às 14h.

O tema do evento será ‘Empregabilidade e Empreendedorismo Social’, onde será apresentado o documentário “Favela Rising” - sobre a favela de Vigário Geral e a vida de Anderson Sá, ganhador de 36 prêmios internacionais.

Estarão em Taubaté Betho Pacheco, coordenador de Projetos Especiais do Afroreggae; Anderson Sá, vocalista da banda e mediador de Conflitos; e Norton Guimarães, coordenador do Projeto de Empregabilidade.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Faça um gol pela Educação

Agradecemos a empresária Olga, da ótica Olga Óculos, que mais que marcar um gol pelo site www.marque1gol.org.br, decidiu vestir a camisa da campanha e nos presentear. Obrigada!

1 Gol pela Educação

Recolhimento de assinaturas para a campanha “1 Gol pela Educação” no campo do Bonfim, onde Abaetê e Rodoviário jogavam pelo campeonato de 2ª Divisão.


Encontro

Recebi em meu gabinete o Prof. Ocílio Ferraz, de Silveiras, que veio nos falar sobre a rota cultural do Vale do Paraíba.

Revisão

Reunião com o prefeito Roberto Peixoto para tratar sobre a revisão anual dos servidores da prefeitura de Taubaté.

Debate


Debate político sobre as Eleições 2010 no Colégio Jardim das Nações, que contou com o secretário de Educação de São José dos Campos, Alberto Alves Marques Filho, e o ex-secretário de Desenvolvimento Social do mesmo município, João Francisco Savaia de Lima.

LDO 2011


- Audiência Pública na Câmara sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2011.

"Validação"

Palestra sobre “Validação do Professor” na escola municipal Fonte Imaculada.

Entrevista TV Cidade

- Entrevista para a TV Cidade para divulgação da campanha “1 Gol pela Educação”. http://www.marque1gol.org.br/

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Pollyana pede explicações sobre a revisão salarial dos servidores

Baseando-se na Constituição Federal e na Lei Orgânica do Município de Taubaté, a vereadora Profª Pollyana Gama (PPS) apresentou requerimento ao prefeito Roberto Peixoto (PMDB), pedindo explicações quanto a revisão anual geral dos servidores da prefeitura. De acordo com o documento, a vereadora quer saber se o executivo terá condições de viabilizar a revisão e se esta incorpora os índices inflacionários dos últimos 24 meses. Os funcionários municipais estão há dois anos sem reajuste.


Em resposta oficial à vereadora, Peixoto informou apenas que “o assunto está sendo devidamente analisado pelos departamentos de Finanças e de Administração”, não apresentando resposta direta.

Desde 2009 e, especificamente há duas semanas, a vereadora tem colocado a questão como pauta central nas sessões ordinárias, nas quais apelou para que o prefeito marcasse reunião com os vereadores, diretores e sindicato a fim de se buscar soluções para a situação. Como a revisão anual constitui direito constitucional (art. 37 inciso X) e Câmara e Prefeitura possuem orçamentos distintos, no dia 02/06/2010 ocorreu a votação e aprovação para a revisão dos servidores da Casa de Leis (5,26%).

A revisão dos salários dos vereadores foi adiada e Pollyana destacou a importância de todos unirem esforços para que a prefeitura se posicionasse a respeito da revisão dos funcionários. “Somente no dia 8 deste mês, consegui conversar diretamente com o prefeito que sinalizou estar disposto a estabelecer tratativas para que a revisão aconteça de fato”, disse Pollyana.

Assim, atendendo o disposto na constituição, foi votado e aprovado no dia 9 de junho a revisão dos subsídios dos vereadores (5,26%). A Prefeitura Municipal de Taubaté tem dificuldades para realizar a revisão devido ao fato de estar aplicando 54,31% de seu orçamento com a folha de pagamento. Tal percentual ultrapassa o estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. “Tenho acompanhado essa situação e insistido para que possamos estabelecer um plano com medidas que possibilitem a revisão. Uma delas é rever o número de contratações em desacordo com a legislação e “desinchar” a folha de pagamento”, finaliza a vereadora que atribui a esse “inchaço” um dos principais motivos que tem dificultado a revisão.

Pollyana reivindica mais planejamento para o trânsito de Taubaté

Em virtude da quantidade de reclamações dos motoristas de Taubaté, a vereadora Profª Pollyana Gama (PPS) apresentou requerimento ao prefeito Roberto Peixoto (PMDB) onde pede a realização de estudo técnico para o planejamento do trânsito local. Para a vereadora, o tráfego nas principais vias da cidade, como as avenidas 9 de Julho e Independência, passou a ser inviável em horários de pico, devido ao aumento de veículos na última década.


Pollyana baseou-se no Código de Trânsito Brasileiro para fazer o pedido, sendo que este estipula ser de responsabilidade do município a regulamentação e operação do trânsito nas cidades. “Existe a necessidade destas melhorias, até mesmo para oferecermos bem-estar e segurança tanto a motoristas, como pedestres”, disse a vereadora.

Em resposta, a prefeitura informou que o Departamento de Trânsito já elabora estudos no sentido de atender as necessidades da dinâmica de circulação de veículos do município, e que tais projetos serão colocados em prática a partir da avaliação da peça orçamentária.

Pollyana pede agilidade em obras da EMEIEF Emílio Amadei Beringhs

A vereadora Profª Pollyana Gama (PPS) pediu ao prefeito Roberto Peixoto que agilize o processo de mudança da escola EMEIEF ‘Emílio Amadei Beringhs’, situada no bairro Marlene Miranda. A escola será transferida para outro prédio no mesmo bairro para melhor acomodar alunos e professores. Segundo a prefeitura, a mudança deve acontecer até o mês de agosto.


A importância de se fazer a transferência o quanto antes, se deve ao fato de possibilitar melhor estrutura aos alunos, como também a implantação do projeto “Novos Espaços: oportunidades e perspectivas na busca da qualidade na educação”, contemplado pelo programa Ação na Escola do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa. O programa visa estimular a participação ativa da comunidade na gestão escolar, utilizando a metodologia “Indicadores da qualidade na Educação”. Para tanto, a escola receberá do Instituto a importância de R$ 30 mil para a organização dos espaços didáticos lúdicos e interativos, salas de leitura, reforço escolar, atendimento especializado, espaço multimídia e espaço de informação.

A escola foi contemplada na edição de 2009 do concurso e tem até este ano para implantar o projeto.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Vereadora Pollyana sugere “Copa Solidária 2010” em Taubaté

A vereadora Pollyana Gama (PPS) indicou a Administração Municipal que institua o projeto “Copa Solidária 2010”, instalando um telão na área de dispersão da avenida Walter Thaumaturgo, em Taubaté.

De acordo com ela, o telão seria um modo de atrair o clima e a vibração dos estádios, bem como de reunir torcedores.

“Na ocasião da transmissão dos jogos poderiam ser realizados outros eventos de entretenimentos diversificados aos telespectadores como, por exemplo, atividades voltadas ao esporte para as crianças e apresentações musicais.”

Outro pedido da parlamentar é que entidades filantrópicas possam colocar barracas de “comes e bebes” no local durante os jogos. “Seria uma forma de ajudá-las a angariar recursos próprios para investir em projetos sociais.”

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Pollyana participa da campanha global “1 Gol pela Educação”

A vereadora Profª Pollyana Gama (PPS) esteve nesta segunda-feira no Maracanã para o lançamento oficial da campanha “1 Gol pela Educação”, realizada em parceria com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação. O evento contou com personalidades da política nacional e mundial, como os representantes da Unesco, Irina Bokova e Ivan Sam; Carlos Eduardo Sanches, presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação); o desembargador de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Sirlando Rodrigues; o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Francisco das Chagas; e a senadora Fátima Cleide, da Comissão de Educação do Senado Federal.


O ex-jogador Zico esteve presente e defendeu a iniciativa, assim como outros atletas: Sócrates, Júnior, Raí, Rivelino, Petkovic, Rogério Ceni, Gilberto Silva e Robinho, que aparecem no vídeo promocional.

A campanha é fruto de uma parceria com a Fifa e tem meta de garantir educação para todas as crianças do planeta até 2015, com apoio de personalidades de todo o mundo que divulgarão a causa por meio de mensagens durante a Copa da África. Um abaixo assinado on line já está disponível na internet no www.marque1gol.org.br. A intenção é colher 30 milhões de assinaturas em todo o mundo, sendo um milhão no Brasil. O documento servirá de base para pressionar governos para a execução de planejamento e mais investimentos na educação pública.

Para se ter uma ideia da necessidade de mobilização, de acordo com a Unesco são 759 milhões de jovens e adultos analfabetos, cerca 16% da população mundial. No Brasil o analfabetismo atinge 10% da população com 15 anos ou mais, cerca de 14 milhões de pessoas.

De acordo com o presidente nacional da campanha, o sociólogo Daniel Cara, já no pré-lançamento foram colhidas 600 mil assinaturas on line. “No Brasil, a campanha tem três metas: fazer valer a Lei do Piso Nacional para professores, implantar o custo/aluno/qualidade para os repasses do Fundeb e até 2014 ter matriculados nas escolas brasileiras, mais de 5 milhões de jovens com idades entre 4 e 17”.

Ao final do evento, foi feita uma foto com todos os participantes, a qual irá ilustrar a campanha durante a Copa do Mundo de Futebol. Agora, Pollyana estuda a divulgação da campanha em Taubaté para colher assinaturas.


terça-feira, 1 de junho de 2010

Cavalgada - 2ª Festa do Tropeiro de Taubaté




Estive, com Myriam Alckmin, na cavalgada que saiu do Campos Elíseos e foi até o Parque do Itaim, onde o almoço tropeiro reuniu mais de 5 mil pessoas no segundo dia de festa.

Lançamento do Livro de Carlos Solera e a 2ª Festa do Tropeiro de Taubaté

A vereadora Profª Pollyana Gama (PPS) esteve presente na última sexta-feira no lançamento do livro “O Alvorecer do Purunã – Diários de um imortal em viagens pela história”, de Carlos Solera. O autor, taubateano de nascimento, é historiador, odontólogo e ex-presidente da Associação Brasileira de Turismo Rural (ABRATURR), além de ser comendador da Ordem Couto Magalhães.

A obra, com inúmeros relatos históricos, outros de origem espiritual, e ainda com a contribuição da alma poética do autor, conta a história de um espírito imortal que atravessa os mais de 500 anos da história do Brasil, desde a primeira viagem de Colombo para a descoberta da América, depois pelo alvorecer e trilhar do Tropeirismo, até chegar aos dias atuais.

O evento contou com a presença de cerca de 30 pessoas que puderam conferir um café tropeiro organizado pelo grupo Tropeiros do Vale, além de apreciar as fotos e quadros da fotógrafa profissional Célia Soldi.