quinta-feira, 31 de março de 2011

Câmara aprova projeto que alerta mães sobre a cardiopatia congênita

O público que presenciou a aprovação da Lei recebeu corações e infláveis para apoiar a data

A Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira, 30/03, Projeto de Lei da Vereadora Pollyana Gama, que inclui no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município de Taubaté o Dia Municipal de Conscientização da Cardiopatia Congênita.

A data passará a ser comemorada, anualmente, no dia 12 de junho.

A cardiopatia congênita é uma doença na qual ocorre uma anormalidade da estrutura ou função do coração do recém-nascido. A motivação do pedido da vereadora para a inclusão da data no calendário municipal, partiu da necessidade de alertar as mães taubateanas quanto à necessidade da importância destas exigirem de seus médicos a realização do exame de ecocardiograma fetal.

Tam,bém conhecido como ecofetal, o exame proporciona ao médico observar o coraçãozinho do bebê que ainda não nasceu. Uma espécie de ultrassom bem parecido com os outros já realizados pelas grávidas, mas fundamental, uma vez que por ele o médico cardiologista fetal consegue observar as estruturas do coração e sua funcionalidade, verificando se estão de acordo com o esperado e podendo antever problemas e tratamentos preventivos.



Tia Nice engajada na causa

Uma anormalidade congênita do coração aparece em 5 para cada 100 nascimentos. No Brasil, das seis milhões de crianças que nascem por ano, 45 mil apresentam o problema, mas, infelizmente, perto de 25 mil não são operadas, principalmente por falta de vagas.

Assim é fundamental que fortaleçamos este movimento no intuito de esclarecer a sociedade sobre o tema.

Em Taubaté os trabalhos já começaram e uma ação de conscientização será promovida no Taubaté Shopping no dia 12 de junho, com o apoio da Associação Pequenos Corações da capital.

Reunião dos professores na Câmara Municipal


Os professores da rede pública se reuniram no final da tarde desta quarta-feira, 30/03, na Câmara Municipal. No encontro os professores estabeleceram os principais temas que irão tratar na Comissão composta por representantes do Legislativo e da Prefeitura, com objetivo de elaborar, entre outros, estudos para apresentação de projeto de um plano de carreira para o magistério público municipal.

O encontro teve início no auditório da Câmara, onde os professores se reuniram com a vereadora Pollyana, que por sua vez orientou os presentes quanto ao adiamento da reunião com a Comissão e informou-os sobre as últimas cobranças do Legislativo a respeito do reajuste salarial dos servidores. A vereadora destacou que durante a sessão desta quarta-feira o presidente da Câmara, vereador Jeferson Campos, questionou o prefeito sobre a reposição inflacionária e ressaltou que os professores estão com defasagem nos salários desde 2008 e citou a ausência da categoria no reajuste de cerca de 40% concedido pelo Executivo ao funcionalismo.


Após o encontro com a vereadora Pollyana, os professores se dirigiram para o lado de fora da Câmara e se instalaram na escadaria da Avenida do Povo, logo em frente à entrada do prédio. No local um carro de som estava instalado e os professores se revezaram ao microfone argumentando a pauta e o posicionamento da categoria na reunião com a Comissão Jurídica que irá debater os interesses da categoria.


Segue abaixo alguns temas debatidos pelos professores e esclarecimentos que os educadores gostariam que fossem repassados à população.



Temas:

* Melhores condições de trabalho;
*Investimentos na melhoria da Infraestrutura das escolas;
* Plano de carreira para a categoria;
* Revisão Geral Anual.

Esclarecimentos:

* A categoria não possui plano de carreira;
* Os salários estão defasados em 38%
* Nas escolas faltam recursos até mesmo para a impressão de provas.
* O veto do prefeito não aponta nenhum estudo que refute tecnicamente os estudos feitos pela vereadora Pollyana Gama quanto a disponibilidade financeira e inviabilidade da Emenda que estende o reajuste salarial aos professores.




terça-feira, 29 de março de 2011

MANIFESTAÇÃO PÚBLICA

MOVIMENTO EM DEFESA DA REVISÃO GERAL ANUAL DOS SALÁRIOS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS E PELA DERRUBADA DO VETO DO PREFEITO AO REAJUSTE SALARIAL DOS PROFESSORES.



DIA: 02 DE ABRIL - SÁBADO
HORÁRIO: 08:30HS
LOCAL DA CONCENTRAÇÃO: PÇA SANTA TEREZINHA
APÓS A CONCENTRAÇÃO OS PARTICIPANTES SEGUIRÃO EM CAMINHADA ATÉ A PÇA DOM EPAMINONDAS


Objetivo: Sensibilizar a população e as autoridades públicas quanto à necessidade de que o reajuste salarial de 40,9% para os servidores públicos seja estendido aos professores da rede pública do município.

Uma ação que vem ao encontro das necessidades de melhorias na Educação do município, um ponto de partida para que outras conquistas na área, como melhorias na infraestrutura de nossas escolas e melhores condições de trabalho aos servidores venham a se concretizar no futuro, possibilitando assim um serviço público de melhor qualidade na área da Educação.


Convidem amigos, parentes e colegas de trabalho.

Tragam faixas e cartazes.

Todos pela Educação!!!

Apoio: Vereadora Professora Pollyana Gama

segunda-feira, 28 de março de 2011

Reunião da Comissão dos Professores (Plano de Carreira) é adiada*




Caros Professores, membros da Comissão,


O Presidente da Câmara, Ver. Jeferson Campos nos garantiu que o veto não será colocado em Plenário para votação nesta quarta-feira.

Ele comunga também o objeitvo de discutir e votar o veto após reunião da Comissão, Vereadores e Representantes do Executivo.

Assim sendo, ele considerou ser melhor cancelar a reunião de amanhã (29/03/2011), às 18h, devido desencontros de agenda.

O mais breve possível informarei a nova data da reunião.
 
 
*No entanto, quem puder vir até  à Câmara, na quarta-feira, a partir das 17h (até porque foi combinado com os membros da comissão que estariam aqui às 18h),  será de grande valia, até para deferirmos a respeito da carta aberta que temos por objetivo entregar à população.


Abaixo segue lista com os nomes dos professores da comissão que não eu consegui avisar (por falta do e-mail deles)

- Nilda Mara de Moraese

- Ademir Gonçalves

- Juliana Ain

- Elisangela da Rocha Silva

- Luiz Augusto


Quem tiver o contato dos mesmos, peço a gentileza de me passar ou, então, de avisá-los.


um abraço


Vereadora Pollyana Gama


PREFEITO VETA EMENDA APRESENTADA PELA VEREADORA POLLYANA


Em resposta a vereadora SE REUNiu COM PROFESSORES PARA DISCUTIR alternativas ao VETO do reajuste da classe

A vereadora Pollyana Gama reuniu-se com professores da rede pública do município na última sexta-feira, dia 25, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté.


A pauta da reunião foi o veto da emenda 04/2011, do Projeto de Lei 015/2011, que beneficiará 3.700 servidores públicos do município com reajuste salarial de 40,9%. A emenda que estendia o benefício a 1.800 professores foi vetada pelo prefeito Roberto Peixoto no dia 24 de março.

No encontro Pollyana fez a leitura da mensagem de veto, na qual o Prefeito defendia sua posição alegando vicio de iniciativa e ausência de indicação de fontes de recursos para extensão dos benefícios. A vereadora por sua vez esclareceu a todos os presentes que a emenda foi elaborada considerando o que estabelece o artigo 169 da Constituição Federal e os artigos 16 e 17 da Lei de Responsabilidade Fiscal. Portanto, do ponto de vista da constitucionalidade e da legalidade não há o que se contestar da emenda, pois a vereadora não somente apontou a fonte de recurso (FUNDEB), bem como, elaborou o cálculo do impacto financeiro que comprovou ser possível a concessão do aumento de 40,9% aos professores sem colocar em risco as finanças publicas municipais.

Logo que teve notícia do veto, Pollyana ligou para o Vereador Professor Jefferson Campos – Presidente do Legislativo, que garantiu que não irá colocar o veto em discussão no plenário, sem que antes aconteça uma reunião com os integrantes da comissão formada por professores juntamente com vereadores e representantes do Poder Executivo.

De acordo com a vereadora o Plenário do legislativo composto por 14 vereadores é soberano para decidir sobre o VETO encaminhado pelo Prefeito. Ficará a cargo do plenário decidir pela derrubada do veto, garantindo o aumento para os professores, ou optar pela manutenção do veto, o que significaria a exclusão dos professores da lei aprovada que alterou o piso do funcionalismo municipal em 40,9%.

“Caberá a nós professores da rede municipal de ensino permanecer em constante mobilização, conversando com os alunos, com pais de alunos, com amigos, com familiares, com vizinhos, com os demais servidores, enfim, temos que ampliar esse movimento e contar com o apoio de toda a sociedade taubateana nesta luta contra as injustiças e os desmandos praticados contra os educadores do nosso município”, enfatizou Pollyana Gama.




sexta-feira, 25 de março de 2011

REUNIÃO COM PROFESSORES

Hoje, 25/03/2011 (sexta-feira), às 19h, conforme combinado na última quarta-feira, acontecerá REUNIÃO COM PROFESSORES no Sindicato dos Metalúrgicos, localizado na Rua Urupês, 98 - Chácara do Visconde (Próximo ao Sítio do Pica Pau Amarelo).

quinta-feira, 24 de março de 2011

Câmara aprova reajuste salarial para servidores públicos







Emenda elaborada pela Vereadora Pollyana Gama pede extensão do reajuste para os professores

A Câmara de Taubaté aprovou nesta quarta-feira, dia 23, o Projeto de Lei 015/2011 que beneficiará com reajuste salarial 3.700 servidores da administração municipal e 1.800 professores da rede pública.
 O projeto aprovado prevê um aumento no piso da categoria, que passará de R$790,00  para R$ 1.113,18.  Atualmente, 2.900 dos 5.500 profissionais do governo recebem a remuneração mínima da prefeitura.
A votação do projeto mobilizou os servidores públicos e os professores, que juntos lotaram o plenário e o hall de entrada da Câmara Municipal. Muitos deles munidos de cartazes se mostraram descontentes com a ausência da classe dos professores na proposta encaminhada ao Legislativo pelo governo e reivindicaram a aprovação da Emenda 04/2011, elaborada pela Vereadora Pollyana Gama, que defendia a extensão do reajuste de 40,9% aos 1.800 professores da rede pública.
Ao final da votação a vontade dos servidores públicos e dos professores foi atendida, tanto o projeto de lei como a emenda tiveram aprovação unânime dos vereadores.  E os professores presentes também foram convidados pelo presidente da Câmara, vereador Jefferson Campos, a integrar uma comissão composta por representantes do Legislativo e da Prefeitura, com objetivo de elaborar estudos para apresentação de projeto de um plano de carreira para o magistério público municipal.  O convite foi bem recebido por muitos educadores que após o término da sessão legislativa permaneceram no plenário para uma conversa com a vereadora Pollyana Gama, que por sua vez registrou os nomes dos professores interessados e reforçou sua vontade de que a resolução em torno do plano de carreira seja tomada ainda em 2011.
Abaixo, segue a Emenda 04/2011
 
EMENDA Nº. 04/2011
Projeto de Lei Complementar nº 15/2011


Acrescente-se onde couber:

“Art. ... A tabela com valores correspondentes aos padrões de vencimento dos cargos do magistério público do município, constante do Anexo VII da Lei Complementar nº. 180, de 21 de dezembro de 2007, passa a vigorar com as alterações conforme quadro abaixo:

DOCENTES



CLASSES DE CARGO


SÍMBOLO

PADRÃO DE
VENCIMENTO
CARGA HORÁRIA

VENCIMENTO EM
NÍVEL UNIVERSITÁRIO 40%

Professor de Educação Infantil
PEI
1
20 h/a
1.339,11
SIM
Conforme art. 77 desta LC
Professor I
PI
1
20 h/a
1.339,11
SIM
Conforme Art. 77 desta LC
Professor III
PIII
1
20 h/a
1.339,11
SIM
Conforme Art. 77 desta LC



JUSTIFICATIVA


                      O financiamento da Educação Pública Básica no Brasil foi regulamentado pela Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007, que instituiu o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, destinado aos trabalhadores em educação, incluindo sua condigna remuneração.

                    O Projeto de Lei nº. 015/2011 não inclui os professores entre beneficiários do aumento de 40,9% a serem incorporados no piso salarial vigente, decorrentes da incorporação das horas extras realizadas pelos servidores.

                    O Estatuto do Magistério, Lei Complementar nº. 180/2007 permitiu aos Professores de Educação Infantil e PI a conquista do direito assegurado pelo Código de Administração do Município a todos os servidores ocupantes de cargo em que há exigência do nível universitário, o adicional de 40%, divididos em quatro parcelas de 10%. Porém, o piso salarial da categoria incluindo os professores PIII, continuam defasados necessitando urgentemente de recomposição de seu valor real.                   
                
                     Para a devida utilização dos recursos do FUNDEB, o artigo 22 da Lei nº. 11.494/2007 determina que pelo menos 60% (sessenta por cento) dos recursos anuais totais do Fundo serão destinados ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública.


                    A Lei Orçamentária Anual elaborada no ano de 2010 para vigorar em 2011, estimou as receitas do FUNDEB para o referido exercício em R$ 123.209.000,00 (cento e vinte e três milhões, duzentos e nove mil reais). Já no mês de janeiro de 2011 o montante de recursos do FUNDEB transferidos ao município de Taubaté atingiu a soma de R$ 12.567.361,97 (doze milhões, quinhentos e sessenta e sete mil, trezentos e sessenta e hum reais e noventa e sete centavos), o que nos possibilita projetar um montante anual em torno de R$ 150.000.000,00. Conseqüentemente haverá um aumento proporcional nas receitas correntes líquidas provocado pelo superávit oriundo da variação positiva dos recursos do FUNDEB.

                    O montante de recursos do FUNDEB destinados ao financiamento da educação básica do nosso município apresenta aporte financeiro suficiente para promover uma sólida política de valorização dos professores, contribuindo para uma remuneração condigna à altura da sua importância no contexto educacional e social, além do necessário investimento na sua capacitação e formação continuada, princípio fundamental da política pública de educação que tem por objetivo melhorar constantemente a qualidade de ensino ofertada aos nossos alunos.


                  Determina também a Lei 11.494/2007 que a Manutenção de Desenvolvimento do Ensino – MDE seja colocada em prática através da correta aplicação dos recursos do FUNDEB para dar o suporte estrutural necessário à qualidade do ambiente escolar, contribuindo para o ensino de boa qualidade. Assim sendo, a correta aplicação dos recursos do FUNDEB valorizando os salários dos professores, ainda possibilita um aporte de recurso ao MDE na ordem de R$ 45.000.000,00 (quarenta e cinco milhões de reais).


                No entanto, consiste da preocupação do Legislativo quanto ao impacto financeiro a ser observado à luz da Lei de Responsabilidade Fiscal, o que podemos comprovar pelos nossos cálculos abaixo que a inclusão dos professores no Projeto de Lei 015/2011, não prejudicará as finanças do município se o Poder Executivo efetuar um ajuste fiscal de maneira a equalizar as despesas correntes líquidas com relação aos gastos com pessoal, procedendo conforme determina o Artigo 169 da Constituição Federal e os artigos 22 e 23 da Lei de Responsabilidade Fiscal, reduzindo em 20% os cargos comissionados, como também rever os contratos com empresas prestadoras de serviços, proporcionando condições à aplicação da Revisão Geral Anual do Mês de maio de 2011, corrigindo a defasagem salarial de todos os servidores municipais que estão sem receber a revisão desde os anos de 2006, 2009 e 2010.

Abaixo apresentamos demonstrativo do impacto financeiro.
DEMONSTRATIVO DO IMPACTO FINANCEIRO COM A INCLUSÃO DOS PROFESSORES NO PROJETO DE
 LEI COMPLEMENTAR 015/2011

VALORES
DO FUNDEB
DESPESA COM
PESSOAL
RECEITA CORRENTE
LÍQUIDA
FUNDEB - valor orçado para o exercício de 2011
123.209.000,00
Aplicação mínima já prevista nas despesas com pessoal - 60%
73.925.400,00
Aplicação do fator de aumento do PLC 015/2011 = 1.409
104.160.888,60
Despesa com pessoal orçada para 2011
287.124.487,20
(-) aplicação mínina FUNDEB prevista inicialmente
-73.925.400,00
(+) valor mínimo ajustado em 40,9%
104.160.888,60
DESPESA COM PESSOAL AJUSTADA
317.359.975,80
Receita Corrente Líquida orçada 2011
582.791.000,00
Ajuste referente variação positiva estimada do FUNDEF
150.000.000,00

-123.209.000,00
26.791.000,00
RECEITA CORRENTE LÍQUIDA AJUSTADA
609.582.000,00
LIMITE DE GASTO COM PESSOAL AJUSTADO
52,06%



Assim sendo, que pelo acima demonstramos necessário se faz incluir os professores nos termos do Projeto de Lei Complementar nº. 015/2011.


Vereadora Pollyana Gama


Ver. Alexandre Vilela Silva                                    Ver. Antônio Mário Ortiz Mattos


Ver. Ary Kara José Filho                                       Ver. Carlos Peixoto


Ver. Henrique Nunes                                              Ver. Jeferson Campos


Ver. José Francisco Saad                                        Ver. Luiz Gonzaga Soares


Ver. Maria das Graças G. de Oliveira                   Ver. Maria Teresa Paolicchi


Ver. Orestes Vanone                                               Ver. Rodrigo Luis Silva


                                               Ver. Rodson Lima Silva

terça-feira, 22 de março de 2011

CONVITE

O NACE CURSOS – Saúde e Idosos em parceria com as CASAS PIAS DE TAUBATÉ convidam toda comunidade para o inicio das reuniões da ABRAZ-SP, com o objetivo de esclarecer e informar sobre a Doença de Alzheimer aos Familiares e Cuidadores e a importância da divulgação sobre a doença que acometem os idosos.

Palestrantes: Alexandra S.V. Santos – Psicóloga;
                     Maristela G. Monteiro – Fonoaudióloga;

Aberto à toda comunidade, profissionais de saúde, cuidadores de idosos, acompanhantes, estudantes, família, etc.

DIA: 29/03/2011 (TERÇA-FEIRA) ; HORÁRIO: DAS 16 HS ÀS 17 HS; NAS CASAS PIAS DE TAUBATÉ – Rua 04 de Março, 263 – Centro – Taubaté/SP.

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DAS REUNIÕES TOTALMENTE GRATUITAS!!


INFORMAÇÕES: 3026-8994/ 9112-1003/ 3026-3195.

segunda-feira, 21 de março de 2011

MANIFESTAÇÃO PÚBLICA PELA REVISÃO GERAL ANUAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS















              Na manhã do sábado dia 19 aconteceu na Praça Dom Epaminondas a manifestação pública dos servidores municipais pela Revisão Geral Anual Obrigatória, negada pela Prefeitura no ano de 2006, 2009 e 2010 e sem previsão de acontecer em maio de 2011, o que acarretará uma perda salarial aos servidores na ordem de 22,75% e para os professores na ordem de 37,52%.

              Mais de uma centena de servidores compareceram na manifestação que foi organizada pela Vereadora Pollyana Gama – PPS; que contou com o apoio da CUT; do presidente do Diretório Municipal do PT Nilson Coutinho; da Vice-Prefeita Vera Saba; das pessoas que representam o grupo organizado Professores de Taubaté e de representantes  do PSTU / PV / PT / PPS, quando todos puderam expressar apoio irrestrito ao movimento dos servidores que reivindicam da prefeitura a concessão de um direito estabelecido pela Constituição fundamentado na garantia da dignidade da pessoa humana.

             Pollyana alertou sobre a manobra do prefeito ao tentar desviar o foco da questão da Revisão Geral Anual, enviando para a Câmara um Projeto de Lei que incorpora ao salário base dos servidores municipais o que eles já recebem a título de horas extras, o que a princípio pode deixar a falsa impressão de que está sendo concedido um aumento real, quando na verdade os valores absolutos recebidos pelos servidores não sofrerá alteração.

            O projeto do prefeito cria um banco de horas, porém, não diz como isso será feito, ou seja, não regulamenta como o servidor que fizer as horas extras irá receber por elas. Portanto, o projeto do jeito que está cria um clima de insegurança jurídica para o servidor que vier a executar horas extras, pois corre o risco de ficar sem receber a parte que lhe cabe em dinheiro.

           Outra falha do projeto que o torna inconstitucional é o fato do prefeito não incluir como beneficiários os PROFESSORES. Isto mostra a falta de sensibilidade e de respeito desta administração com os profissionais da educação.

           A vereadora Pollyana tem sido enfática em suas colocações, afirmando que o projeto da incorporação das horas extras não exime a prefeitura da responsabilidade de no mês de maio proceder a REVISÃO GERAL ANUAL, pois o malabarismo contábil de acrescentar as horas extras ao salário base, não repõem as perdas inflacionárias, ou seja, sem a REVISÃO GERAL o servidor estará deixando de por comida em sua mesa, pois mesmo com a incorporação das horas extras, a situação não muda:

SERVIDORES: Para cada R$ 100,00 de salário, continuam recebendo apenas R$ 77,25

PROFESSORES: Para cada R$ 100,00 de salário, continuam recebendo apenas R$ 62,48

         
           Os presentes na manifestação decidiram comparecer em massa na quarta-feira dia 23/03 na Câmara Municipal, pois o projeto poderá ser colocado para votação.

NÃO ACEITAREMOS EM HIPÓTESE ALGUMA QUE OS PROFESSORES FIQUEM EXCLUÍDOS.

VAMOS LOTAR O PLENÁRIO DA CÂMARA NA QUARTA-FEIRA DIA 23 ÀS 15:00HS

O MOVIMENTO PELA REVISÃO GERAL ANUAL PARA TODOS OS SERVIDORES  PÚBLICOS MUNICIPAIS CONTINUARÁ INDEPENDENTEMENTE DO PROJETO DAS HORAS EXTRAS


Vereadora Professora Pollyana Gama