segunda-feira, 31 de março de 2014

Pollyana sugere instalação de
bebedouros elétricos nas escolas

A vereadora Pollyana Gama (PPS), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Turismo da Câmara de Taubaté, sugeriu à Secretaria de Educação da Prefeitura a instalação de bebedouros elétricos nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. A proposta foi feita por meio do requerimento 247/14 com base nas reclamações de pais de alunos quanto à temperatura da água.

De acordo com o relato de uma mãe, “com o calor que está fazendo, as crianças estão tendo que tomar água quente”. No documento, Pollyana lembra que devido ao calor intenso o ser humano necessita consumir maior quantidade de água, visto que a hidratação é um fator muito importante nos dias mais quentes. “Por consequência, os alunos que passam grande parte do dia na escola, precisam de se hidratar constantemente com água de qualidade e de temperatura agradável”, destaca.

Resposta – A Secretaria de Educação informou que “algumas escolas já possuem bebedouros, entretanto, a Secretaria de Educação está providenciando a compra de mais aparelhos”.

Regularização fundiária do Jardim
das Américas permanece inconclusa

Seis anos após o começo do processo de regularização fundiária do Loteamento Jardim das Américas, a Prefeitura de Taubaté ainda não resolveu o problema. Em 2008, o Executivo iniciou uma série de tratativas com o Ministério Público e o Cartório de Registro de Imóveis, no entanto, sem sucesso, o que gerou preocupações aos proprietários dos imóveis do local.

A informação foi dada pela Prefeitura em resposta ao requerimento 235/14 da vereadora Pollyana Gama (PPS), onde cobra explicações sobre o processo. A parlamentar já apresentou diversos requerimentos para cobrar solução, o penúltimo foi aprovado pela Câmara em setembro de 2013.

Em resposta, a Prefeitura afirmou que “de acordo com informações da Diretoria do Departamento de Habitação, já foi efetivada a retificação das áreas solicitadas pelo Cartório de Registro, de sorte, já protocolizado junto ao C.R.I. Estamos no aguardo da conclusão dos trabalhos, com o consequente registro do parcelamento”.

Pollyana produziu novo requerimento sobre a regularização do Loteamento Jardim das Américas levando em conta a solução de loteamentos como o Paulo Facci, por exemplo. “Iremos insistir na resolução desta questão de legítimo interesse público”, afirmou a vereadora.

Pollyana relata problemas em posto
de saúde do Parque Aeroporto

Em visita ao Pamo (Posto Médico e Odontológico) do Parque Aeroporto, no último dia 24, a vereadora Pollyana Gama (PPS) constatou a estrutura precária da unidade, com bolor nas paredes de quase todas as salas dos médicos, além de ausência de ventiladores e da sala de coleta estar funcionando na de curativo.

A parlamentar chamou atenção para o fato de os moradores da Estiva estarem utilizando o Pamo do Parque Aeroporto, devido à reforma do posto do bairro. Ela afirmou que encaminhou as solicitações ao prefeito. “Sabemos que há um cronograma de obras para acontecer, por isso pedi em requerimento este cronograma, para que a gente tenha acesso e possa ajudar orientando as pessoas.”

Segundo informações dadas a ela pelo colega vereador Diego Fonseca (PSDB), em quatro meses será iniciada a reforma no Pamo do Parque Aeroporto. “Vou acompanhar mês a mês o andamento desse processo”, disse.

Creche

Pollyana manifestou satisfação com a inauguração da creche na Vila São José. Ela lembrou o tempo em que trabalhou na direção da Escola “Dom José Antônio do Couto”, na Vila São José, e ressaltou que as necessidades no local sempre foram “latentes”. “Observamos que trabalhar com planejamento, ordenamento e com base em dados gera resultado, e, com respeito ao dinheiro público, gera resultados melhores ainda.”

A vereadora convidou a todos para visitarem a creche para ver a qualidade da estrutura. “A princípio estou muito feliz e com extremo contentamento com o que vi.” Ela comparou a situação vivida pelo poeta Gentileza, morador de rua do Rio de Janeiro, que escrevia frases coloridas com resto de tinta pela cidade e que teve suas artes repintadas de cinza pela Prefeitura, com a situação das escolas de Taubaté atualmente.

“Nós vivemos um momento com tudo pintado de cinza, e principalmente nas escolas, aquele cimento queimado pelo governo do PSDB, só que hoje senti um rompimento com essa ação.”

A parlamentar defendeu que, nas escolas em tempo integral, seja empregada a boa aplicação do dinheiro público e o respeito com os pais e as crianças, assim como foi com a creche da Vila São José.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Morador do Continental I não pode agendar
consulta no PAMO do São Gonçalo

Moradores do bairro Continental I não podem passar por consultas médicas no PAMO (Posto Médico Odontológico) do São Gonçalo, considerado a unidade de saúde mais próxima daqueles munícipes. A informação do Secretário de Saúde de Taubaté, João Ebram Neto, foi dada em resposta ao ofício 097/14 da vereadora Pollyana Gama (PPS), onde ela questiona a motivação do impedimento e a falta de médicos especialistas.

O chefe da saúde municipal afirma no ofício 275/14 que “o São Gonçalo conta com duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) que abrange os bairros São Gonçalo, Chácara Belo Horizonte e Sítio Belo Horizonte, onde a população é cadastrada pelos agentes comunitários de saúde”. Sobre a queixa de insatisfação dos usuários pela falta de médicos pediatras e ginecologistas, Ebram diz que o médico generalista – denominação do Ministério da Saúde – está apto para atender crianças, mulheres e adultos.

“A resposta do Secretário não vai ao encontro das expectativas dos moradores, pois não oferece alternativa para solucionar o problema daqueles que precisam de atendimento médico. Por isso, vamos ampliar a nossa cobrança a fim de contribuir com o interesse público e resolver esta questão básica”, destacou Pollyana.

Pollyana e Graça avaliam governo
municipal no Conexão Popular

O programa Conexão Popular, da TV Câmara Taubaté, recebeu as vereadoras Pollyana Gama (PPS) e Maria das Graças Oliveira, a Graça (PSB), para uma avaliação do primeiro ano de mandato da atual legislatura, em 2013, entre outros assuntos.

Pollyana avaliou que apesar do primeiro ano da atual legislatura ter sido “quente”, devido os embates acontecidos durante as sessões, foi o momento dos vereadores se conhecerem mais e entenderem as questões que envolvem a atribuição do cargo, referindo-se aos novos parlamentares.

A vereadora Pollyana Gama (PPS) durante entrevista ao "Conexão Popular"
da TV Câmara, entrevistada pelo jornalista Luiz Carlos Batista
“Vi isso como vontade de querer fazer mais, faz parte do processo. Este ano começamos mais calmos, as pessoas já compreenderam os posicionamentos”, opinou.

Questionada de como avaliava as críticas ao governo do prefeito Ortiz Junior (PSDB), Graça disse que “críticas positivas são bem-vindas” e que em quatro anos não se faz milagre. “A gente não vive de passado, mas não podemos esquecer. Vivemos reflexos da gestão passada, e ela ainda vai respaldar por um tempo.”

Pollyana esclareceu sobre as emendas feitas por ela para o Plano Plurianual, que visam reformas e construções no Sítio do Picapau Amarelo e a realização de um festival de cinema.

“[O escritor] Monteiro Lobato é uma referência nacional. Ter um local como o Sítio revitalizado, para que as pessoas saiam daqui com uma experiência de conhecimento, agrega valor à comunidade. [O comediante Amácio] Mazzaropi também tem o seu valor nacional e internacional. O prefeito abraçou a proposta e é um meio de intensificar”.


O programa foi apresentado pelo assessor de imprensa Luiz Carlos Batista e vai ao ar neste sábado e domingo, 29 e 30, a partir das 12h e 22h, na programação da emissora.

terça-feira, 25 de março de 2014

Pollyana defende divulgação de lista de inscritos em programas habitacionais



usa a tribuna para encaminhar seu voto ao projeto de lei ordinária nº 206/2013, de autoria do vereador Salvador Doares (PT), que torna obrigatória a divulgação dos inscritos no programa habitacional municipal por parte da Prefeitura Municipal de Taubaté.

Pollyana se coloca favorável ao projeto por entender que não há criação de despesa ao Poder Executivo. “O mérito do projeto é dar maior transparência a um processo que é público”, enfatiza Pollyana, que adianta que irá apresentar proposta para complementar a ação do vereador Salvador.

“Apresentarei ainda nesta semana uma proposta para que além da divulgação da lista de inscritos seja também divulgada a lista de contemplados, para que, assim, possamos ampliar a nossa fiscalização aos recursos públicos”, antecipa Pollyana.

Pollyana enaltece o trabalho da Secretária de Desenvolvimento Social, Dra. Marilda Prado, mas reforça que é preciso dar sustentabilidade ao trabalho das assistentes sociais, no que se refere ao programa social de habitação. “Acredito , até mesmo para proteger as assistentes sociais, é necessário que, para se ofertar uma casa ao cidadão, seja exigida a documentação que comprove a renda declarada. Também defendo que existam faixas de rendas para que todos tenham condições iguais de concorrer a uma casa”.

Para legitimar o serviço das profissionais, Pollyana sugere que o processo siga as etapas de documentação, sorteio público e visita das assistentes sociais. “Assim, se valida o que a família apresentou em termos de condições”.

A vereadora diz que não admite ouvir nessa atual gestão que haja favorecimento para quem é da base. “Acredito no poder da Câmara de fiscalizar e legitimar o processo para que se torne cada vez mais transparente e impessoal”, finalizou.


Pollyana é a favor da mudança da composição do Conselho de Desenvolvimento Rural

Pollyana encaminhou seu voto referente ao projeto de Lei Complementar 48/2013, de autoria do Prefeito Municipal, que dá nova redação ao art. 3º da Lei Complementar nº 79, de fevereiro 2000, que dispõe sobre o Conselho de Desenvolvimento Rural.

A vereadora enfatiza que democracia envolve grande esforço, pois a prática popular nas decisões políticas é recente. “Muitos pensam que de nada adianta uma reunião para assuntos coletivos, até porque é muito comum se ver decisões serem tomadas de cima para baixo e isso leva a população a desacreditar”, reconhece.

Pollyana segue dizendo que fica muito feliz toda vez que vê projetos que estimulam a participação popular. “Sempre que vejo projetos dessa natureza, sou favorável”.

A parlamentar lembra que foi favorável desde a criação da formação do Conselho de Desenvolvimento Rural, mas que com a aprovação do projeto, a participação popular será mais intensificada. “A composição será feita pela maioria representada por membros da sociedade civil”. Dos onze membros, nove serão sindicalizados do Sindicato Rural.

Pollyana encerra lembrando das dificuldades dos produtores e acredita que a intenção dessa mudança na composição do Conselho em muito favorecerá as novas ações.

Pollyana é favorável a exigência de escolaridade aos servidores da Câmara




Ao justificar seu voto ao projeto de lei complementar nº 8/2014 proposto pela Mesa Diretora da Câmara, que altera dispositivos da Lei Complementar nº 213, de 23 de fevereiro de 2010, no que se refere à irredutibilidade, turnos de trabalho e escolaridade do cargo de Encarregado de Serviços Gerais, Pollyana se mostra favorável à proposta.

“Vejo com satisfação porque agrega valor à formação do ser humano”, afirma a vereadora.

Para a parlamentar, o ideal seria que todos tivessem condições de ir ainda além em seus estudos, concluindo até mesmo o ensino superior. “Sou favorável a se exigir escolaridade, mas também a se promover condições para que o servidor conclua seus estudos”.

Pollyana recorda que teve dois casos em sua equipe em que precisou exigir escolaridade para manter seus assessores. “A exigência foi uma forma de incentivá-los a avançar, a progredir em seus estudos e na vida. Para nossa felicidade, um deles, que teve de parar seu curso superior por questões familiares, acabou de concluir o curso no ano passado. É uma vitória!”.

A vereadora explica que essa prática é difundida pelo Todos pela Educação. “O projeto estimula a exigência de escolaridade, mas também de iniciativas que proporcionem meios para que as pessoas completem seus estudos”, ressalta Pollyana, que acredita que essa exigência traz benefícios aos próprios funcionários. “A exigência estimula o servidor a concluir a Educação Básica, isto é, os Ensinos Fundamental e Médio. Outros presidentes também estimulavam a prática dos estudos. Lembro-me quando o Otto Albuquerque era diretor, muito se incentivou para que os servidores da Câmara concluíssem seus estudos”, finalizou.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Pollyana destaca que crítica faz parte
de processo de formação de leitores

Professora de literatura infantil e mestre em Desenvolvimento Humano,
parlamentar fundamenta argumentos em obras da pesquisadora Nelly Coelho


Durante reunião pública com a Secretária de Educação, Edna Chamon, na tarde desta segunda-feira, 17, na Câmara Municipal, a vereadora Pollyana Gama (PPS), presidente da Comissão de Educação, afirmou estar convicta de que não há certo ou errado quanto à polêmica dos livros. “Há, sim, um fato. E há leituras desse mesmo fato. O que pode ser bom para mim, pode não ser bom para o outro e vice-versa”, defende a vereadora, que convida à reflexão dos pontos positivos de toda a situação. “Há um tempo os livros de Monteiro Lobato foram queimados porque havia um grupo que os julgava insanos, profanos. Felizmente, isso já mudou, pois estamos em 2014”, discorre.

Pollyana salienta que tinha duas dúvidas, as quais foram sanadas. “Eu tinha dúvidas sobre o processo licitatório, mas com ajuda da minha assessoria observei que está correto. Inclusive, se alguém quiser analisar, está aqui comigo. Quanto à análise, como não tive acesso anteriormente a todos os kits, fiquei pensando que seria um kit para todas as faixas etárias, mas isso também já foi esclarecido”, comenta. A avaliação das obras passou por um corpo técnico que compôs os kits conforme a faixa etária dos estudantes.

Como autora de obras infantis, Pollyana lembrou que a literatura sempre está sujeita a dois tipos de críticas. “Existe a literária, feita por acadêmicos, estudiosos etc; e a social, feita por diversos segmentos sociais como antropólogos, pais, lideranças religiosas”. “Se há pais que enxergam que isso não se identifica com sua realidade, com o seu gostar (ou não), não é errado. Mas até para se dizer sim ou não a alguma coisa, é preciso que se conheça”, disse Pollyana.


A parlamentar, porém, discorda do posicionamento de quem afirma que as crianças não têm estrutura para perceber isso e cita, inclusive, a autora Nelly Coelho. “Precisamos acreditar mais no que nós ensinamos. Se ensinamos um valor para os filhos e queremos observar determinado conteúdo para provar se o valor foi bem construído, está aí a mostra. O complicado é achar que é só a visão da gente. Não é isso que vai desviar o filho de vocês de um caminho melhor. É isso que se reafirma aqui”.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Pollyana vota pela convocação da Secretária de Educação




A vereadora Pollyana afirma ter votado favoravelmente ao requerimento em que a Câmara convoca a Secretária de Educação, Proa. Edna Chamon, para esclarecer alguns pontos sobre a aquisição do kit de leitura.

Mas Pollyana pondera a respeito da avaliação literária do material. "Uma leitura boa para mim pode não ser para outra pessoa. Contudo, é preciso conhecer os critérios que levaram a Secretaria de Educação a adquirir esse material. Para qual faixa etária? Penso que nem tudo está perdido. Há bons títulos, mas há outros que chocam a comunidade escolar. E devemos, sim, levar em conta que comunidade escolar engloba a família", lembra.

Na tribuna, Pollyana fala sobre Educação




A vereadora Pollyana Gama (PPS) elogiou, na tribuna, a iniciativa da empresa MRV de inaugurar uma sala de aula de alfabetização para funcionários em seu canteiro de obras, no bairro do Bonfim. 

Para a vereadora, a iniciativa é de grande valia, uma vez que ainda existem tantos adultos sem acesso à educação. "Que bom que a MRV acredita na educação", comemorou a parlamentar que também parabenizou o apoio do Sesi e da professora Sara, que é quem ministra as aulas.

Pollyana definiu como absurdo o fato de no PAMO do São Gonçalo não haver autoclave para a devida esterilização de equipamentos. "O equipamento está na caixa porque ainda não há envelope adequado para colocar os instrumentos", relatou.

A vereadora parabenizou o presidente da Câmara, vereador Carlos Peixoto, pela parceria com o Almaque Urupês. "Eu ainda sugiro que a Mesa Diretora analise a possibilidade de anualmente encaminharmos às escolas uma coleção do material produzido por meio desta parceria".

Sobre as escolas integrais, a vereadora disse que recebeu novas reclamações de pais. "Todos somos a favor de escola integral com formação integral. Quero conversar com o prefeito pessoalmente a respeito desse tema", afirmou Pollyana, que também falou a respeito dos livros adquiridos pela prefeitura, por meio do kit de leitura. "Faltou prioridade. Temos materiais de qualidade, como os desenvolvidos por professores de História da Unitau. Além disso, é preciso se analisar a faixa etária a qual se destina a leitura. Proponho que, nós, vereadores, tenhamos acesso aos livros e façamos uma análise mais profunda do material".

Pollyana é a favor da transparência e da participação popular


A vereadora Pollyana justifica seu voto contrário ao veto parcial do prefeito ao artigo 6º da Lei 4831/13, que prevê uma maior participação popular.
A vereadora relembra que esse foi um compromisso assumido em campanha eleitoral pelo atual prefeito. Pollyana ressalta, ainda, que nos moldes apresentados atualmente, qualquer pessoa terá dificuldades de analisar a peça orçamentária porque não há detalhamento. “Já pedimos inúmeras vezes um maior detalhamento para análise e acompanhamento do orçamento. Do jeito que nos é apresentado não há clareza, transparência com o que é público”, reforça.

A parlamentar acredita que o amadurecimento democrático se faz quando há uma educação política e orçamentária. “É preciso elencar prioridades. Claro que queremos tudo o que for possível para melhorar a nossa cidade, mas precisamos estabelecer metas e repassar isso à população, para que se tenha o entendimento de que, como na casa da gente, há a receita e também as despesas e, portanto, deve existir um planejamento”, explicou a vereadora.

Por essa razão, Pollyana justificou que votou contrariando o veto com base no parecer jurídico da Casa e porque acredita na necessidade de se haver maior participação popular. “Essa ação do prefeito não consolida o direito constitucional de participação democrática da população”, finalizou.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Pollyana se preocupa com sistema de ensino integral





A vereadora Pollyana Gama (PPS) fez uso da tribuna, utilizando-se de tempo cedido pela vereadora Vera Saba (PT).

Pollyana fez questão de parabenizar a organização do carnaval de Taubaté e ressaltou que gostou muito do ambiente familiar. "Vi muitas famílias e onde existe família, há sempre menos riscos", afirmou.

A parlamentar aproveitou para falar sobre as escolas integrais. Segundo ela, embora o número de escolas em sistema integral tenha aumentado, os problemas também estão maiores, devido à falta de planejamento. "Estou muito preocupada. Em visitas que tenho feito, vi bibliotecas desativadas para abrigar alunos, colchonetes que não comportam o tamanho das crianças, que ficam amontoadas. Isso não é saudável e nem digno", reforçou.

"Não podemos fazer mais do mesmo. Eu acredito que seja possível fazer uma escola integral digna, que estimule as habilidades e talentos de nossas crianças. Mas da forma como está sendo feita, parece que estão fazendo das escolas um depósito. E não é esse o objetivo. Assim como também os pais não podem estimular que as crianças vejam escola integral como punição".

Embora tenha apontado as falhas existentes no sistema, Pollyana destacou a organização e a limpeza da escola do Mourisco, onde esteve hoje, pela manhã. "Mesmo com as dificuldades, a equipe de lá está dando conta".