segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Boas Festas!

Está chegando a hora de virar a página 2009 de nossa história, para iniciarmos a página 2010.



Que o amor divino nos guie, feito a Estrela Guia, para que possamos “escrever boas histórias no ano vindouro”!



Com todo amor,



Pollyana Gama, família e equipe
Pollyana na festa de Natal do Lar Irmã Amália, instituição da qual é diretora pedagógica voluntária.


Informações da semana

Pollyana apresenta emendas ao orçamento, dentre as quais destacam-se:

. Ampliação e construção de mais de 20 berçários;

. Implantação de 10 Academias ao Ar Livre;

. Cobertura das quadras poliesportivas das escolas;

Tarde de autógrafos

Pollyana participa de tarde de autógrafos com os funcionários do Hotel Gávea.


Moção

Pollyana recebe moção de aplauso da Câmara Municipal de Taubaté, pelo lançamento de seu livro infantil, "A menina que não queria dormir". O autor da moção foi o vereador e ex-prefeito de Taubaté, Antonio Mário Ortiz.

Dica da Semana: visite em São Paulo, o Parque Ibirapuera e confira a exposição "Pequeno Príncipe"


Pollyana visita exposição de Presépios nas Praças Santa Terezinha e Dom Epaminondas


Pollyana prestigia apresentação de balé da Escola de Artes "Maestro Fégo Camargo", que este ano teve como tema "O Fundo do Mar".






Comunidade quer continuidade da EE Jacques Félix

A vereadora Pollyana Gama (PPS) apóia a mobilização da comunidade da EE Jacques Félix, que pede a continuidade da unidade. Segundo informações, a escola é uma das cotadas para abrigar a segunda unidade da Fatec do Centro Paula Souza em Taubaté, fato que também representa um ganho muito importante. “A Fatec é muito importante para a cidade, tanto que insisti para a sua ampliação em Taubaté. Porém, antes de decidir o local de sua instalação, é preciso ouvir a opinião da comunidade, isso é democracia”, diz a vereadora Pollyana.


A comunidade da EE Jacques Félix recolhe assinaturas para um abaixo assinado que pede a permanência da escola no local e em funcionamento normal. Na semana passada, esteve em visita a Taubaté, o secretário estadual de Desenvolvimento e ex-governador, Geraldo Alckmin. Pollyana aproveitou a oportunidade para entregar-lhe carta de apóio a continuidade da EE Jacques Félix. A escola atende com Ensino Fundamental e Médio Regular e Ensino Médio Supletivo os bairros: Parque Bandeirantes, Granja Daniel, Vila Bela, Esplanada Santa Terezinha, Vila das Graças, Santa Fé, Canuto Borges, Parque Ipanema, Jardim Monções, Parque Aeroporto, Parque São Luiz, Vila I.A.P.I. e Chácara do Visconde.

Pollyana quer escada ligando as parte alta e baixa do Estoril

Diante da solicitação de implantação de uma escada ligando as partes alta e baixa do bairro Estoril, feita pela vereadora Pollyana Gama (PPS), a Prefeitura de Taubaté informou que já determinou ao Departamento de Planejamento que elabore o projeto para posterior execução pelo Departamento de Obras.


Para a vereadora Pollyana, a necessidade da referida escada se faz para garantir a segurança dos moradores, pois a atual ligação das duas partes é feita por um terreno de mata verde, o q ue oferece perigo no período noturno e causa transtornos a população em dias de chuva. Atravessar o terreno é a única alternativa para que moradores tenham acesso ao comércio, escolas e igrejas.

“Os moradores solicitam a implantação da escada próximo onde hoje está a Caixa D’Água. É uma obra que eles aguardam há vários anos e nós temos que cobrar”, finaliza a vereadora.

Ainda a pedido de Pollyana, a Prefeitura vai realizar estudos técnicos para saber as reais necessidades de colocação de um muro de arrimo na referida área verde. A intenção é que no local seja instalado um playground para as crianças do bairro. A Prefeitura informou que já dispõem do equipamento, não sendo necessária nova aquisição.

Pollyana pede melhorias no trânsito do Areão

A vereadora Pollyana Gama (PPS) solicitou ao Departamento Municipal de Trânsito de Taubaté (DETRA), a revitalização de uma avenida do bairro do Areão. No pedido, a vereadora relata a necessidade do levantamento de toda a extensão do canteiro central da Avenida José Vicente de Barros, assim como já foi feito na Avenida Desembargador Paulo de Oliveira Costa. No local será preciso ainda a diminuição dos locais de passagem de bicicletas e pedestres no canteiro central, tendo em vistas que muitos ciclistas passam pelo referido sem observar o fluxo do trânsito, motivo responsável pelo grande número de acidentes registrados pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.


Pollyana conta que as medidas são uma reivindicação dos próprios moradores. “Os moradores disseram que não suportam mais conviver com esta situação”, diz.

Segundo resposta enviada pelo DETRA, a obra será inserida no cronograma do Departamento Municipal de Obras por ser digna de consideração. O projeto já começa a ser desenvolvido.

Pollyana cobra monitoramento de segurança por câmeras para Taubaté

A vereadora Pollyana Gama (PPS) solicitou à Prefeitura informações sobre o funcionamento e ampliação do sistema de segurança por meio de câmeras de monitoramento na cidade. De acordo com informações prestadas, hoje 20 vias públicas são monitoradas 24 horas por dia por este sistema e para 2010, novas ruas devem ser incluídas no projeto.


Desde 2006, a vereadora Pollyana vem acompanhando a questão em Taubaté, no sentido de que os aparelhos possam auxiliar o trabalho da Polícia Militar na coibição de roubos e assaltos, além das infrações de trânsito. Segundo o Departamento de Segurança Pública, a Prefeitura mantém conversações com a Polícia Militar para a formação de convênio para um trabalho em conjunto.

Pollyana é enfática ao dizer: “Mais do que câmeras, precisamos de um Centro de Operações Integradas entre Polícia Militar, Polícia Civil e Departamento de Segurança da Prefeitura Municipal de Taubaté, a exemplo do que existe em São José dos Campos. Há todo um estudo por parte da Polícia Militar que é preciso ser considerado para a elaboração de estratégias eficazes”, conclui a vereadora.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Comunicado aos Professores (as)

Caros Colegas:


Comunico a todos que o Poder Executivo de Taubaté, por meio de seu Departamento de Educação (DEC), alegando necessidade de reestudar a minuta referente ao ante projeto de Lei que trata do Plano de Carreira do Magistério, solicitou a retirada do mesmo aqui desta Casa de Leis.

Sendo assim, mais uma vez iremos aguardar a entrada oficial deste ante projeto novamente na Câmara Municipal, para então darmos início às reuniões e audiências públicas sobre o Plano de Carreira do Magistério. Fiquem tranquilos.

Estou à disposição para dúvidas e sugestões. Obrigada.

Mais um lançamento literário de uma taubateana

O lançamento do livro Pequeno Tempo da escritora radicada em Taubaté, Vanessa Campos Rocha, vencedor do prêmio Prefeitura de Recife na categoria Ficção será na Galeria Mírian Badaró e contará com a presença do escritor Fernando Morais, que apresenta a autora e sua obra e assina o prefácio "Escritora à vista" que ora remetemos à leitura. "Pequeno tempo" foi o livro que escrevi. Ganhou prêmio. "Cadeira de Balanço" é meu livro de criança,ele vai entrar nas estantes das casas!", diz a escritora.
Saíba mais em http://www.vanessacamposrocha.blogspot.com/



Data: 19/12/2009 (sábado)

Horário: 19:00 h

Local: Galeria Mírian Badaró (ao lado do Taubaté Shopping)

Endereço: Av. Charles Schneider, 1400 - loja 6 Taubaté - SP

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Pollyana lança seu 1º livro infantil

Cerca de 300 pessoas passaram pelo salão de eventos da livraria Nobel, Praça Jaques Felix, para prestigiar o lançamento do primeiro livro infantil da professora e agora escritora, Pollyana Gama. “A menina que não queria dormir” atraiu a atenção de crianças e adultos que fizeram fila para receber o autógrafo tanto da autora, quanto de sua filha de nove anos, Maria Julia, em quem Pollyana se inspirou para criar a personagem principal do livro, ‘a menina da camisola azul’.


“Após vários bailes para dormir, Maria Julia nos deu um presente: disse o que precisávamos ouvir naquele momento. Foi lindo. Creio que aprendemos a lição e escrever uma história a respeito é a maneira que encontrei de poder compartilhar com vocês e com todos que queiram, este momento tão terno, simples, mas intenso”, declarou Pollyana, emocionada, aos presentes.

Como se não bastasse o carinho da família, amigos, alunos e colegas professores, Pollyana também recebeu de presente a execução de três músicas cantadas pelo coral de alunos da Tia Dê. Foi ainda, exibido um vídeo com mais de 600 fotos contando a história de um dos seus mais consagrados e antigos trabalhos: Roda de Leitura, onde levou o incentivo de saber apreciar um livro à quase todas as escolas e entidades sociais de Taubaté. O projeto obteve tamanho sucesso, que foi referendado pela Fundação Volkswagen do Brasil, além de ser apresentado em São Paulo em uma das edições do ‘Salão do Jornalista e Escritor’. Pollyana, que à época dividiu palco e contou histórias com escritores consagrados como Ziraldo, Ruth Rocha, Audálio Dantas e Juca Kfouri, agora lança sua própria história, e quem quiser que entre na “Roda”.














quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Pollyana quer preferência para comerciantes com necessidades especiais no Mercatau

A Prefeitura Municipal informou que irá analisar a possibilidade de comerciantes com necessidades especiais, terem preferência na entrada do Mercatau. Atualmente há apenas uma fila única para todos. A resposta atende a um pedido feito pela vereadora Pollyana Gama (PPS) que foi procurada por um comerciante, portador de necessidades especiais, que gostaria de ser atendido com preferência, assim como acontece já em filas de bancos, supermercados, dentre outros estabelecimentos.


Em ofício, a Prefeitura também informou que o Departamento de Trânsito promoverá vistoria técnica no local, a fim de analisar a melhor alternativa para implantação de sinalização horizontal a fim de destinar local exclusivo para estacionamento a estes comerciantes.

Pollyana pede serviço de contenção de água no Residencial Colinas

Já faz parte da programação do Departamento de Obras Públicas da Prefeitura de Taubaté, a implantação de galerias de águas pluviais no Residencial Colinas. A informação foi dada a vereadora Pollyana Gama (PPS) em resposta a um requerimento feito por ela para a realização de serviços de contenção de infiltração de água em casas do residencial.


No início deste ano, Pollyana já havia enviado requerimento pedindo os mesmos serviços, sendo que agora houve a inclusão de mais uma rua. Os problemas se devem a falta de sistemas de escoamento das águas das chuvas, o que ocasiona a infiltração e provoca danos nas residências, deixando algumas em situação de risco.

Em conversa com os moradores, Pollyana soube que um engenheiro da Defesa Civil esteve na Rua Otacílio Moraes da Silva, mas não informou quando as obras iriam começar. Pollyana disse que continua a acompanhar o caso.

Pollyana requer melhorias para o loteamento Retiro Feliz

A vereadora Pollyana Gama (PPS) protocolou requerimento na Prefeitura Municipal pedindo melhorias de ordem estrutural no loteamento Retiro Feliz, instalado no Distrito Industrial do Una. Em visita ao local, a vereadora pôde constatar que há necessidade de pavimentação asfáltica, construção de galerias de águas pluviais e construção de rede coletora de esgoto em cinco ruas e uma avenida.


Os pedidos foram feitos pelos próprios moradores e a vereadora lembra que se trata de um loteamento novo e que necessita de melhorias. Segundo a Prefeitura, algumas das vias do loteamento já estão incluídas na programação do departamento competente para pavimentação, juntamente com a Avenida Arcênio Riemma. Atualmente, a Prefeitura promove melhorias das ruas com patrolamento e cascalhamento em pontos localizados.

Pollyana pede melhorias para a escola Fonte Imaculada II

A vereadora Pollyana Gama (PPS) requereu da Prefeitura de Taubaté a possibilidade de construção de salas para biblioteca, informática e quadra poliesportiva na escola municipal Fonte Imaculada II. A intenção é de colaborar com o projeto político/pedagógico para a qualidade de ensino dos alunos.


A necessidade de uma sala de informática é visível, pois os alunos não têm local próprio, precisando utilizar-se da sala da EMEF Prof. Antonio Carlos Ribas Branco. Já a construção de um local próprio para ocupar a biblioteca, se deve ao fato de que atualmente a mesma funciona em uma sala de aula.

Porém, segundo oficio enviado pelo Departamento de Educação (DEC), o que será priorizado na escola são os consertos, uma vez que a mesma sofre de problemas estruturais. De acordo com o DEC, não há necessidade de uma nova biblioteca e sala para informática, pois a direção da escola “pode adaptar uma das salas de aula”; com relação a quadra poliesportiva, o departamento informou que fará uma reforma na quadra comunitária do bairro para suprir as necessidades da escola.

Apesar da resposta do DEC, a vereadora Pollyana disse que não desistirá das reivindicações.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Colega professor (a),

É importante compartilhar com vocês as seguintes informações:

1º) Somente nesta sexta-feira (20/11/2009), foi encaminhado oficialmente o Anteprojeto do Estatuto e Plano de Carreira do Magistério para análise, críticas e sugestões desde que legalmente fundamentadas.



2º) Como presidente da Comissão de Educação, enfatizo que o referido Estatuto e Plano de Carreira será votado: a) Após estudos e audiências públicas a serem realizadas conforme foi feito com o Estatuto do Magistério; b) Após parecer das comissões competentes desta Casa de Leis; c) O conteúdo acima exposto na forma de projeto de Lei (o que temos até o momento é um anteprojeto, isto é, uma proposta).


3º) Mesmo diante do prazo estabelecido pelas novas diretrizes para o Plano de Carreira do Magistério (31/12/2009), somos conscientes de que temos que priorizar sua construção e concretização de forma democrática e seletiva. Partindo desse princípio, temos fundamentação legal para estender o prazo, e é este o posicionamento desta vereadora.


4º) Diante da prioridade do mandato ser o Estatuto e Plano de Carreira e da complexidade do assunto, decidi solicitar afastamento, por tempo indeterminado, da Comissão responsável por organizar o Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Taubaté. No entanto, coloquei-me a disposição para colaborar com os trabalhos da Comissão, na medida do que for solicitado e possível.


5º) Dado a relevância do assunto, solicitei a esta Casa de Leis, viabilizar assessoria técnica para colaborar com os nossos trabalhos. Estamos aguardando resposta.


6º) Creio ser do entendimento de todos que ao estabelecer tal prioridade, reafirmo o compromisso que assumi junto a nossa classe: de garantir a condução de um projeto de maneira democrática e coletiva em prol da educação, logo, de seus profissionais.

Agradeço a atenção e em breve enviarei cronograma de reuniões. No momento, envio em anexo o anteprojeto encaminhado. Participem, enviem sugestões e observações.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Reunião de Pollyana com DEC acontece nesta terça-feira

A professora e vereadora Pollyana Gama (PPS) informa que sua reunião com representantes do Departamento de Educação Municipal de Taubaté (DEC), marcada para a tarde desta segunda-feira (16/11), foi remarcada para terça (17/11) às 14h. Dentre outros assuntos, serão tratadas as Portarias de nº 3 e 4, publicadas pelo DEC, as quais têm causado grandes dúvidas nos professores da rede municipal de ensino.


“Agradeço a todos os professores pelos inúmeros emails, com dúvidas e sugestões, enviados a mim, para que assim, eu possa melhor representá-los”, disse Pollyana. Ela informou ainda que, após a reunião, passará comunicado para os professores com a relação de assuntos discutidos.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Alimentação Escolar

Por Pollyana Gama*




Em 16 de junho de 2009 foi aprovada a Lei 11.947 que, entre tantas determinações, prevê em seu artigo 14, que 30% do total repassado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) devem ser utilizados na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, ou de suas organizações.

Desta forma temos a oportunidade de incentivar a agricultura familiar, como também contribuir para a qualidade nutricional das refeições oferecidas em nossas escolas e creches. Contudo, a operacionalização para que tal Lei seja cumprida, dependerá de uma série de ações.

Como fomentar a produção agrícola familiar para atender a demanda existente? Como garantir ao produtor a compra do seu produto? E nos casos onde a merenda escolar é terceirizada?

O momento é crucial para estabelecimento de tais medidas. Não só em nossa região, mas em todo o Brasil, prefeituras elaboraram seus PPA’s (Plano Plurianual) e encaminham às Câmaras Municipais. É hora de somarmos esforços: Conselho de Alimentação Escolar (CAE), sociedade, produtores, gestores, políticos, todos com o objetivo de oferecer uma alimentação mais saudável. Fiquemos atentos.

Zelar pela qualidade dos alimentos oferecidos nas escolas é muito mais do que cumprir legislação vigente, é sobretudo colaborar para a saúde do cidadão. Quantos de nós adultos, e até mesmo de nossas crianças, têm sofrido com diabetes, hipertensão, sobrepeso, fruto em muitos casos, de má alimentação? Em Taubaté, produtores que cultivam produtos orgânicos têm se reunido para propor ações para que a lei se torne realidade.

Como na educação escolar, a educação alimentar será eficiente ao utilizar em sua “receita”, bons produtos, como também de estrutura adequada. Contudo, a tarefa principal deverá ser dos indivíduos que serão responsáveis pela ‘receita’, de modo que ela saia do papel, transformando-se em alimento saboroso e nutritivo.

Que esta Lei incentive a agricultura familiar, melhore a qualidade nutricional, como também seja meio eficiente de colaborar para a saúde do cidadão brasileiro. Educação Alimentar só é possível com bons produtos para que ela ocorra de fato.



Pollyana Gama é professora, escritora e vereadora da 15ª legislatura da Câmara Municipal de Taubaté.

(Publicado dia 13 de novembro na pag. 2 do jornal Valeparaibano)

Cooperativismo exalta mulher ao Nobel de Economia, mas pode exaltar toda uma sociedade com geração de emprego e renda

Por Pollyana Gama*




Os meios de comunicação noticiaram nesta semana que Elionor Ostrom foi a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel de Economia por seus trabalhos desenvolvidos ao que chamamos de cooperativismo.

Ao tomar conhecimento deste acontecimento, sinto-me realmente satisfeita em constatar que, nós, mulheres, estamos cada vez mais atuantes e reconhecidas no cenário mundial. E como agente pública, em perceber que tenho dado passos certos, uma vez que sou apoiadora das ações cooperativistas em Taubaté, onde sou vereadora, pelo segundo mandato.

Sabe-se, é verdade, que a iniciativa cooperativista existe desde meados do século XIX, quando tecelões ingleses fundaram sua “sociedade”, na qual a principal finalidade era a alternativa de valorizar a atuação do homem no mercado, frente ao capitalismo selvagem, já existente naquele cenário. Contudo, com os avanços tecnológicos e a globalização, a promoção do cooperativismo já não é mais somente uma alternativa, devendo ser encarada como uma premissa para a geração de emprego e renda.

Por enxergar esta realidade, tenho voltado olhares a este novo braço da economia, desenvolvendo estudos neste sentido, os quais me permitiram elaborar o projeto que se tornou a Lei de nº 4.117, de 29 de novembro de 2007, que institui a Política Municipal de Apoio ao Cooperativismo. A atual administração parece estar voltando seus olhares, ainda que timidamente, a iniciativas como a de grupos que trabalham com reciclagem. Para tornar esta lei aplicável, percebi a necessidade de se conhecer e difundir tais conhecimentos acerca do assunto e de sua importância como agente de modificação social. Por isso, em parceria com a OCESP (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo), pude organizar em Taubaté palestras que auxiliaram na elucidação sobre o tema. Tais ações colaboraram com a organização de vários grupos, como, por exemplo, a da Associação dos Mototaxistas de Taubaté e até a formação da primeira cooperativa de professores da região.

Hoje, em Taubaté, felizmente, percebo que as iniciativas de apoio ao cooperativismo estão saindo de uma simples aprovação de lei e partindo para a prática. Prova disso é que nesta semana teremos reunião com representantes do setor para criarmos a frente parlamentar cooperativista em Taubaté e o dia do Cooperativismo. O objetivo destas ações é o aprofundamento no assunto, pois para que se torne um projeto de credibilidade, é preciso que haja conhecimento prévio acerca dele. Afinal, como sempre digo, confiança se conquista e ninguém confia no que não conhece.

Acredito que oportunizar o conhecimento é um passo certeiro para fortalecimento e formação de novas cooperativas. Propagar informações e demonstrar que o cooperativismo, quando bem estruturado é promissor – a exemplo de cooperativas já existentes em nossa região, como Uniodonto, Unimed, COMEVAP, que são cooperativas e muita gente ainda não sabe, são passos de fundamental importância para dar seguimento à sua implantação em nosso município. Como vereadora, continuo meu trabalho de apoio aos grupos organizados e mantenho a minha fiscalização ao Poder Executivo para que se faça cumprir a legislação municipal. Precisamos apoiar a geração de trabalho, que dignifica o homem, e a geração de renda, que se faz imprescindível para que se viva em sociedade.



*Pollyana Gama é vereadora da 15ª legislatura da Câmara Municipal de Taubaté.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Projeto de Pollyana, defendido por Osmar Dias, é aprovado pela Comissão de Educação do Senado

Foi aprovado pela Comissão de Educação do Senado, o Projeto de Lei 265/08, de autoria do senador Osmar Dias (PDT), que garante às administrações públicas mais flexibilidade de investimentos na remuneração de seus profissionais sem que os salários dos profissionais do magistério comprometam os limites dos gastos públicos previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).


A mudança proposta exclui os recursos de transferência do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) do conceito de receita corrente líquida dos entes federado (estados e municípios) e das despesas com pessoal, o que é gasto com remuneração dos trabalhadores da educação básica.

O referido projeto foi elaborado e encaminhado pela vereadora Pollyana Gama (PPS) após resposta expedida pelo CNE em 2006, quando questionou sobre os limites da LRF sobre a aplicação de recursos do Fundeb na valorização do magistério. Agora, o projeto segue para a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e aguarda parecer.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Pollyana lança seu 1º livro infantil

Dia 05 de dezembro, aniversário de Taubaté, a professora Pollyana Gama comemora mais uma data: o lançamento de seu 1º livro infantil, intitulado “A menina que não queria dormir”. O evento acontece as 11h na livraria Nobel, localizada na Praça Felix Guizard nº 229, Centro, pela Editora Cortez.


Pollyana estréia na literatura infantil com uma bela e delicada lição de amor. Sua menina insone mostra, numa espécie de fábula desses nossos tempos modernos, que o tempo deve ser dividido assim: hora de trabalhar, trabalhar; hora de brincar, brincar. Uma história que certamente despertará em muitas crianças (e até em adultos) o prazer de ler.

“A menina que não queria dormir” se trata de uma delicada lição de amor sobre a atenção dos pais nos tempos modernos.

Plebiscito da Vila Santo Aleixo termina dia 27

Termina no próximo dia 27 de novembro o plebiscito realizado pela Prefeitura de Taubaté para dar destino ao Centro Cultural da Vila Santo Aleixo, após o processo de restauração pelo qual se encontra. A população pode votar em quatro urnas espalhadas pela cidade: Parque do Itaim, Sítio do Picapau Amarelo, Centro Cultural e Sede da Divisão de Museus (Jd. Ana Emília). Na cédula, o participante pode optar por tornar o lugar um centro de estudos históricos da cidade, com biblioteca e sala para palestras; ou em um café Cultural para a divulgação de obras de artistas locais e regionais.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Roberto Freire aposta na dobradinha Pollyana/Myriam para 2010

Em visita a Câmara de Taubaté na semana passada, o presidente nacional do PPS (Partido Popular Socialista), Roberto Freire, declarou total apoio à dobradinha Pollyana Gama/Myriam Alckmin para as eleições 2010. “Não se preocupe Profª Pollyana, eu venho pessoalmente fazer sua campanha”, disse Freire.


A vereadora Pollyana Gama (PPS) disse que ainda estuda a possibilidade de uma candidatura à Câmara dos Deputados, apesar de já ter o apoio declarado dos deputados Vitor Sapienza e David Zaia, presidente Estadual do PPS; em compensação, Myriam Alckmin, vice-prefeita de Pindamonhangaba, já declarou sua intenção de candidatar-se a uma vaga na Assembléia Legislativa de São Paulo no ano que vem. “Minha decisão será pautada pela população”, disse a vereadora taubateana.

Roberto Freire discutiu política com os presentes, se mostrou contente com os resultados obtidos pelo partido no Vale do Paraíba, mas deu grande destaque ás eleições do próximo ano, reforçando a intenção de que o partido deve lançar candidatos próprios. “O Vale do Paraíba vai ser um lugar de destaque”, disse Freire.

Participaram ainda da reunião os vereadores Carlos Peixto (PMDB), Alexandre Vilela (PMDB) e Henrique Nunes (PV). Roberto Freire aproveitou a viagem ao Vale do Paraíba para reunir-se com prefeitos e vereadores do PPS, participar de reunião do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba) e ministrar palestra em faculdade de Pindamonhangaba.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Pollyana fiscaliza qualidade da merenda escolar

Vereadora quer que alimentos sejam adquiridos da agricultura familiar


A vereadora Pollyana Gama (PPS) apresentou dois requerimentos à Prefeitura de Taubaté, questionando o emprego das verbas da Educação na Merenda Escolar. Os assuntos abordados vão desde o cardápio oferecido aos alunos, até a aquisição de alimentos por meio da agricultura familiar, como pede o artigo 14 da Lei 11.947, onde dita que 30% do total repassado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) devem ser utilizados na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando assentamentos da reforma agrária, dentre outras.

Desta forma, a Prefeitura informou que o serviço de alimentação escolar de Taubaté é terceirizado e que a empresa prestadora do serviço já foi comunicada sobre o que pede a Lei. Em ofício, a administração informou também que o Departamento de Finanças irá repassar à mesma o valor referente a 30% das verbas federais.

Segundo Pollyana, o momento é oportuno para adequações ao considerar que o PPA (Plano Plurianual) está sendo analisado pela Câmara. Tal reivindicação se deve a necessidade de todas as prefeituras municipais se adequarem ao disposto no artigo 14 de recente Lei aprovada (11.947/09).

“Além de voltarmos nossa atenção para o cumprimento de Lei agora vigente, estaremos, de um lado, favorecendo e incentivando a agricultura familiar, e do outro, contribuindo verdadeiramente para a qualidade nutricional das refeições oferecidas em nossas escolas, aos nossos alunos (as)”, disse Pollyana.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Pollyana pede readequação de Cemitério Municipal

Prefeitura fala na disponibilidade de 20 mil túmulos, conforme interesse de empresas


Através de requerimento, a vereadora Pollyana Gama (PPS) cobrou do executivo municipal a adequação do Cemitério, conforme as normas vigentes do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

Em resposta à vereadora, a Prefeitura informou que os departamentos de Serviços Urbanos e de Negócios Jurídicos, promoverão estudos para reaver os jazigos abandonados, já prevendo um acréscimo de 2 mil espaços, aproximadamente, além dos 1.242 columbários que estão disponíveis para atendimento nos próximos quatro anos.

A Prefeitura informou ainda que, existem empresas com disposição de investimento neste setor e que, após a conclusão do empreendimento, estas disponibilizariam entre 8 e 10% dos túmulos previstos, algo em torno de 20 mil.

A vereadora Pollyana Gama lamenta a morosidade dos estudos, mas disse que acompanhará todo o processo até sua conclusão.

“Há cinco anos tenho acompanhado e praticamente nada foi feito. Temos que somar esforços para garantir o respeito e dignidade para com a população, tanto em momentos de alegria, quanto nos de sofrimento”, disse a vereadora.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Curso da Nova Ortografia para profissionais da Educação

Em resposta a um requerimento apresentado pela vereadora Pollyana Gama (PPS), a Prefeitura de Taubaté informou que pretende em 2010, estender para mais categorias de profissionais da Educação Municipal, o curso sobre as Novas Regras Ortográficas da Língua Portuguesa (Reforma Ortografia).


Desde o início, o curso oferecido pela Prefeitura Municipal de Taubaté em parceria com a Unitau, contemplava apenas professores. O pedido feito pela vereadora Pollyana é o de que berçaristas, secretárias, escriturarias e recreacionistas também tivessem a oportunidade. Tal requerimento foi feito com base na própria vontade expressada por parte destes profissionais, em participar do curso. A vereadora foi motivada por entender a necessidade em promover a atualização constante de todos os profissionais da educação, de modo que possam alcançar a escrita correta para a transmissão aos alunos.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Formada Comissão do Sindicato dos Professores Municipais de Taubaté

Em um terceiro encontro, realizado na noite da última terça-feira (13), foi formada a Comissão que será responsável pela composição do Estatuto do Sindicato dos Professores Municipais de Taubaté, que ficou assim:

Adelina Braga dos Santos – Ensino Infantil; (bragaadelina@hotmail.com)

Alcimara Azevedo Santos Silva – Ensino Fundamental; (alcimaraazevedo@hotmail.com)

Ana Paula Cursino – Ensino Fundamental; (belapaula@itelefonica.com.br)

David Vieira Carneiro – Ensino Fundamental; (davidcarneiro@bol.com.br)

Eudes Duques do Rego – Ensino Fundamental;( eude_duques@hotmail.com)

Fábio Moutinho Bueno – Ensino Fundamental; (f.moutinho@ig.com.br)

Fabrício José Peres de Oliveira – Ensino Fundamental; (forix@ig.com.br)

Fernando Cardoso da Silva – Ensino Fundamental; (fecasi2001@yahoo.com.br )

Gilmar Ribeiro – Ensino Fundamental; (gilmarcia2008@hotmail.com )

João Gabriel Rosa – Ensino Fundamental; (joaogabriel.r.a@hotmail.com )

Jorge Nobre Soares Santos – Ensino Fundamental;

Juliana Traversin – Ensino Infantil; (jutraversin@hotmail.com)

Maria Inês de Siqueira Gagliotti – Ensino Fundamental; (mines@vivax.com.br)

Pollyana Fátima Gama – Ensino Fundamental; (professsorapollyana@gmail.com)

Rodolfo David de Merlos Garcia – Ensino Fundamental; (rodolfohistoria@yahoo.com.br)

Tathyane de Assis Barbosa – Ensino Fundamental. (tathianyassis@hotmail.com)


A próxima reunião do Sindicato acontece dia 20 de outubro (terça-feira) às 19h30 no Plenarinho da Câmara Municipal. Na oportunidade, serão estudadas todas as possibilidades para a formação e implementação do Estatuto do Sindicato.

Colega Professor, colabore divulgando e participando!

Segue abaixo texto da Constituição Federal sobre o direito de constituição Sindical:

4.2.3. Sindicalização de funcionários públicos (18)

A CF de 88 dispõe: "é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical"(art. 37, VI). Do dispositivo constitucional decorre que muitas associações sem personalidade jurídica sindical podem se transformar em sindicatos, adquirindo as prerrogativas das organizações sindicais, dentre as quais a representação de toda a categoria, incluindo sócios e não sócios, a cobrança da contribuição de assembléia e a sindical, a legitimação para a negociação coletiva, para declaração de greve e para atuação em juízo, na defesa os interesses dos representados. (19) Os militares, em face do art. 42, § 5o, da CF, não têm o direito de sindicalização e de greve.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Sindicato dos Professores Municipais de Taubaté



Acontece hoje, dia 13 de outubro, às 19h30, no Plenarinho da Câmara Municipal, mais uma reunião para a formação do Sindicato dos Professores Municipais de Taubaté.


Na oportunidade, será concluída a formação da Comissão do Sindicato que será responsável pela criação do Estatuto da entidade. A Comissão já possui a indicação de 13 nomes de professores.


Venha participar amigo professor! Faça a sua contribuição!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Pollyana reúne-se com Diretor de Educação

Em reunião com o diretor do Departamento de Educação de Taubaté, Ivo Salinas, a vereadora Pollyana Gama (PPS) expressou a necessidade de maior participação dos professores e demais trabalhadores da Educação no processo de construção do Plano de Carreira.

O professor Ivo também ficou de enviar, em breve, o cronograma das ações para atender a estas e outras solicitações. Ainda em conversa com a vereadora, ele disse entender a necessidade da participação de todos os trabalhadores da Educação nessa etapa.




Ampliação do curso de Ortografia


Com relação a ampliação do curso de Ortografia para os trabalhadores da Educação, o diretor de Educação informou à vereadora Pollyana Gama, que as Berçaristas, Recreacionistas, Secretários e Escriturários, serão atendidos na próxima etapa.






Atribuição de Jornada Suplementar


Foi aprovado em caráter de urgência, o projeto de Lei nº 008/2009, na última sessão da Câmara, dia 07, e que trata sobre os critérios para atribuição. Assim que sancionado pelo prefeito municipal, “a atribuição de classes ou aulas em carga suplementar obedecerá ao mesmo critério estabelecido para atribuição de classes ou aulas em jornada inicial”.


Aproveitando a aprovação do projeto, a vereadora Pollyana parabenizou os profissionais da classe. “Parabéns aos professores que se mobilizaram e colaboraram com essa alteração. Resta, agora, o prefeito sancionar”, finalizou.


H1N1 não é motivo para afastamento



Também em contato com o Departamento de Saúde de Taubaté, o qual informou esta semana sobre os números registrados na cidade da influenza H1N1, a vereadora Pollyana Gama informou que os professores suspeitos de contrair a doença, não serão prejudicados de nenhuma forma. “Nenhum professor será prejudicado por afastamento de H1N1, pois se trata de doença infectocontagiosa que não é computada para processo de atribuição”, certificou.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Pollyana participa de conferência que decidirá o futuro da educação brasileira

A vereadora Pollyana Gama (PPS) participou no último final de semana da etapa estadual do CONAE 2010 (Conferência Nacional da Educação), onde foram votadas propostas que culminarão na formulação de diretrizes para a construção do novo Plano Nacional de Educação, que deve ser adotado entre os anos de 2011 e 2020. Mais de três mil pessoas participaram da etapa estadual em São Paulo. Em todo o país, cerca de 430 mil pessoas estão envolvidas nos projetos.

Durante o evento, duas plenárias foram realizadas para debater as emendas apresentadas pelos participantes das etapas municipais, as quais, segundo o coordenador da fase paulista da CONAE, José Adinan Ortolan, superaram as expectativas. Com direito a voto, Pollyana participou como delegada indicada pela Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo) e apresentou duas propostas defendendo a criação da Lei de Responsabilidade da Educação.

A vereadora Pollyana Gama protocolou ofício seguido de abaixo assinado junto aos assessores do ministro da Educação, Fernando Haddad, pedindo apoio à aprovação do projeto que pede a desvinculação da receita corrente líquida dos municípios as receitas de transferência do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental), e das despesas de pessoal os gastos com remuneração de trabalhadores da educação básica. O projeto tem objetivo de viabilizar melhores condições de salário para os trabalhadores do setor, como também para os demais servidores municipais e estaduais.

Tal projeto teve como ponto de partida o parecer do Conselho Nacional de Educação, tendo o professor César Callegari como relator, aprovado por unanimidade pela Câmara de Educação Básica. Ainda em 2007, foi enviado ao deputado federal Arnaldo Jardim (PPS), e atualmente é defendido pelo senador Osmar Dias (PDT-PR), que aguarda parecer do relator da Comissão de Educação do Senado, o senador Marco Maciel (DEM-PE).

A intenção de Pollyana era entregar o projeto pessoalmente ao ministro, que participaria de audiência pública realizada na Assembléia Legislativa de São Paulo na última sexta-feira, mas que não pôde comparecer devido ao cancelamento, de última hora, do Enem. Mesmo assim, a vereadora usou da tribuna da Assembléia para expor as normativas do pedido.
Taubaté tem 113 casos da gripe H1N1 confirmados



A vereadora Pollyana Gama protocolou ofício junto ao Departamento de Saúde de Taubaté, pedindo a divulgação dos números exatos de casos confirmados da H1N1, principalmente entre professores e alunos da rede municipal de ensino.


Veja os resultados no quadro à baixo:


- nº de notificações = 230 casos;


- nº de casos positivos = 113 casos;


- nº de óbitos = 06 casos;


- nº de professores da rede municipal de ensino positivo = 02 casos;


- nº de alunos da rede municipal de ensino positivo = 16 casos.



Conforme documento apresentado pelo Departamento de Saúde de Taubaté e através da equipe de Vigilância Epidemiológica, de acordo com o Ministério da Saúde “Protocolo de Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica da Influenza – 05/08/2009”, que está em vigência, estão sendo notificados somente casos de Doença Respiratória Aguda Grave, e colhido exames para estes casos e também para investigação de surtos, onde há três casos ou mais em um mesmo ambiente fechado, com intervalo de até cinco dias entre datas de início de sintomas.


Com esta justificativa, o Departamento Municipal diz que não há como identificar com exatidão a quantidade de pessoas residentes em Taubaté com o vírus influenza H1N1.


Finalizando, o documento enviado pelo Departamento de Saúde informa que, segundo o Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, não há indicação de fechamento das unidades escolares, uma vez que já ocorreu a disseminação do vírus pelo país.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Pollyana apóia a disseminação do Le Parkour

O Le Parkour, que em português significa “arte do deslocamento”, é um esporte que não requer altos investimentos: precisa apenas de força de vontade e mente limpa. Acredita-se que ele nasceu através do francês Georges Hebert, tenente da marinha francesa, que elaborou um programa de treinamento físico com base nas observações que fez dos povos indígenas da África. Assim nasceu o “Parcours du Combatant” “Percurso de Combatentes”.



Em Taubaté, o esporte vinha sendo praticado por grupos independentes há algum tempo, mas foi a internet que os uniu e hoje o grupo conta com 40 participantes que treinam em diversos lugares como Avenida do Povo, Independência, além de praças públicas dos bairros Santa Terezinha e Santa Luiza.


Apresentada ao grupo, Pollyana Gama (PPS) preocupou-se em promover o encontro dos jovens com o comando da Polícia Militar, tendo objetivo de conscientizar as autoridades quanto a existência e legitimidade do esporte, bem como com a composição de uma Associação junto ao Departamento de Esportes.


Na foto abaixo a vereadora está com integrantes da equipe Monkeys e com o comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar do Interior, o Tenente Coronel Marco Antonio Borges Monteiro, que disse já conhecer o esporte e que prestaria as informações necessárias para garantir a segurança dos praticantes.


“Sem limitações de espaços para ser praticado, o parkoutr é acessível a todos, possibilitando o auto-conhecimento do corpo e mente como o desenvolvimento da força, resistência, coordenação motora, ao mesmo tempo que desenvolve a concentração, força de vontade e coragem”


quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Pollyana participa de audiência com ministro Fernando Haddad

A vereadora Pollyana Gama (PPS) participa na tarde desta quinta-feira, de audiência pública com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, onde protocola ofício pedindo união e apoio à aprovação do projeto que exclua do conceito de receita corrente líquida dos entes federados as receitas de transferência do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental), e das despesas de pessoal, os gastos com remuneração de trabalhadores da educação básica. O projeto tem objetivo de viabilizar melhores condições de salário para os trabalhadores do setor.

O projeto de Pollyana teve como ponto de partida o parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), tendo o Professor César Callegari como relator, aprovado por unanimidade pela Câmara de Educação Básica.

Ainda em 2007, o referido projeto foi enviado pela vereadora ao deputado federal Arnaldo Jardim (PPS), e atualmente é defendido pelo senador Osmar Dias (PDT-PR), que aguarda parecer do relator da Comissão de Educação do Senado, o senador Marco Maciel (DEM-PE)

Também participam da audiência o secretário de Educação de São Paulo Paulo Renato de Souza, a representante do Conselho Nacional de Educação Maria Izabel Azevedo Noronha, e o vice-presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e presidente da Comissão Organizadora da Conae-SP José Adinan Ortolan.

A audiência com o ministro acontece no plenário da Assembléia Legislativa de São Paulo, compondo o cronograma da etapa estadual da CONAE 2010 (Conferência Nacional de Educação), que acontece neste final de semana. Nesta etapa Pollyana participa como delegada com direito a voto, representando os vereadores do Estado de São Paulo, através de indicação da Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo). Os trabalhos da vereadora taubateana estarão voltados, primeiramente, para o Eixo V da reunião, que irá debater o “Financiamento da Educação e Controle Social”. Todas as propostas aprovadas em São Paulo, irão compor relatório para a CONAE 2010.


terça-feira, 29 de setembro de 2009

Termina amanhã prazo para inscrições para concurso Educador Taubateano do Ano



Termina amanhã o prazo para inscrições para o concurso Educador Taubateano do Ano. Será concedido um diploma ao professor que tenha se destacado na realização de experiência escolar na rede de educação básica do município. Até o momento, apenas quatro inscrições foram efetuadas.


A seleção dos trabalhos ficará a cargo de comissão julgadora, composta por membros da Comissão de Educação da Câmara e representantes do Departamento de Educação e Cultura, da Diretoria Regional de Ensino, da Universidade de Taubaté, do Conselho Municipal de Educação, das escolas particulares, além de um profissional de educação convidado pela Câmara.


O projeto de decreto legislativo que criou o diploma foi apresentado em 2008 pela vereadora Pollyana Gama (PPS). Na época, ela justificou que incentivar a criatividade do professor é fundamental para se obter a “tão sonhada educação de qualidade”.


Para participar, o interessado deverá acessar o formulário no site da Câmara de Taubaté até o dia 30 de setembro, data em que se encerra a inscrição.


Cada participante poderá inscrever um trabalho, e a direção da escola deverá atestar que o projeto foi executado em sala de aula. As demais regras podem ser consultadas no site da Câmara, bastando acessar o Decreto Legislativo n° 253/2008 em Legislação e Orçamento.
Colegas Funcionários (a) Públicos Municipais:



Devido ao comunicado passado pelo DEC na data de ontem (28 de setembro), no qual informa “a transferência do pagamento do dia 30 de setembro para o dia 02 de outubro em virtude da greve geral dos bancários”, informo meu descontentamento e apresento as iniciativas por mim tomadas:


. Contato via telefone com o responsável pelo Departamento de Recursos Humanos da PMT;



. Elaboração de Ofício, em caráter de urgência, protocolado na manhã de hoje, 29/09/2009, no qual solicito empenho do senhor prefeito municipal para efetuação do pagamento no último dia útil do corrente mês (30/09/2009), como de costume;



. Reunião amanhã às 11h nas dependências da Câmara Municipal de Taubaté com o diretor de Finanças do município.

Estamos trabalhando para reverter o quadro.

Profª Pollyana

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A Equipe de Trabalho da Instituição Lar Irmã Amália convida para o:
I Sarau de PRIMAVERA


Data: 25/09/2009 Horário: 16 horas
Programação:
- Abertura pela Camerata E.M.A.P.C. Maestro Fêgo Camargo

- Berçário A e B – Declama Poesia “Girassol” – Vinícius de Moraes

- Maternal I – Declama Poesia “Borboletas” – Vinícius de Moraes

- Projeto Adolescentes – Desfile de Moda

- Maternal II - Encena o Teatro “Formiga e a Neve”

- Jardim – Canta e Dramatiza “A linda Rosa Juvenil”

- 1º ano – Canta e Dramatiza “O Cravo e a Rosa”

- Encerramento: Hip Hop - E.M.A.P.C. Maestro Fêgo Camargo
Durante o evento, haverá exposição de artes com trabalhos dos alunos inspirados nas obras de Monet, Van Gogh, Tarsila do Amaral e Mercia Gama, além de trabalhos de reciclagem, artesanato, literatura infantil e muito mais!!!


Compareça e faça parte do nosso jardim!!!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Pollyana fala dos trabalhos nas áreas de educação e infraestrutura

A vereadora Profª Pollyana Gama (PPS) falou sobre os esforços para a criação de um sindicato para os professores da rede municipal de ensino e da busca por alternativas ao fornecimento de material didático aos alunos da rede municipal, devido a suspensão judicial em fevereiro deste ano à compra de apostilas realizada pela Prefeitura.

“Ontem (15) tivemos reunião com 40 professores sobre a criação de um sindicato. Saímos satisfeitos e temos uma reunião agendada para outubro, na Câmara. Tivemos um encontro com o promotor público Wagner Giron de La Torre para tratar do problema envolvendo as apostilas. Ele nos orientou a procurar a desembargadora Marli Ferreira, porque o Estado não têm livros suficientes para atender a rede municipal de Taubaté. Há fotos no [jornal] Valeparaibano que nos mostram rodando um mimeógrafo, porque essa é a nossa realidade”, disse a vereadora.


Lixo


Pollyana mostrou fotos da estrada do bairro Laranjal, na zona rural. “Há um problema generalizado com o lixo devido ao fechamento do aterro sanitário. Leva-se quatro horas para descarregar o lixo no aterro de Tremembé e nossa frota não dá conta”, apontou.


“O diretor do Departamento de Serviços Urbanos, Renato Felgueiras, informou que está sendo feito o edital para contratar uma empresa de captação do lixo. Temos que ficar de olho para verificar se vai haver coleta seletiva”, afirmou.


Infraestrutura


A vereadora apontou problemas nas imediações da Avape (Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais). Na rodovia Oswaldo Cruz, uma parte da estrada está cedendo. “Já encaminhei oficio ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e pedimos providências urgentes.”


Pollyana ressaltou que a visita dos campeões olímpicos do vôlei masculino e a partida de vôlei promovida com atletas de Taubaté foi “bonita”. “Foi uma ação que envolveu o povo de Taubaté e promoveu uma ação solidária. Agradeço a simpatia do [jogador] Carlão e dou parabéns aos nossos campeões de Taubaté. Foi muito emocionante participar”, apontou.


Ainda durante sua fala, a vereadora disse solidarizar-se com moradores da Água Quente, que estiveram presentes na sessão apresentando reivindicações para o bairro.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Prefeitura estudará fechamento no Maria Augusta a pedido de Pollyana



Ação deve acabar com número crescente de acidentes na localicalidade


A Prefeitura Municipal de Taubaté informou a vereadora Pollyana Gama (PPS), através de ofício, que já determinou a realização de estudos por parte do Departamento de Planejamento, visando o fechamento da Rua Francisco Tofulli, no bairro Jardim Maria Augusta.


O pedido de fechamento da rua foi feito pela vereadora em representação a um abaixo assinado feito pelos moradores do bairro, contendo mais de 110 assinaturas. Os moradores querem o fechamento da rua na altura do cruzamento com a Praça Vicentina Gouveia e com a Rua Emílio Zaluar e Avenida dos Bandeirantes. Eles reclamam do número crescente de acidentes de trânsito no local, promovido por motoristas que transitam em alta velocidade e não respeitam as regras de trânsito, e até mesmo pela falta de visibilidade no cruzamento.


A grande preocupação assinalada pelos moradores e ressaltada por Pollyana, é o fato de que na referida rua, funciona ainda uma escola e uma creche, o que acaba deixando as crianças expostas ao risco.


Conforme a resposta enviada pela Prefeitura, os estudos a serem feitos pelo Departamento Municipal de Planejamento, devem indicar se há necessidade de um projeto viário para o local ou se apenas o fechamento da rua resolveria o problema.

Pollyana pede revisão salarial para músicos de Taubaté

A vereadora Pollyana Gama (PPS) encaminhou requerimento ao prefeito municipal, Roberto Peixoto, questionando a média salarial dos músicos que compõem a Orquestra Sinfônica de Taubaté, além de perguntar sobre quais mecanismos de valorização são aplicados para a motivação dos artistas. O questionamento da vereadora tem objetivo de propor um reajuste nos valores repassados aos músicos.

Para Pollyana, o trabalho destes artistas, que se apresentam em vários eventos da cidade e região, deve ser valorizado até mesmo como forma de motivação para os mesmos, que acabam por difundir a arte e o nome de Taubaté.

De acordo com resposta enviada pelo prefeito, já está em estudo uma proposta de aumento para o valor da bolsa-estudo destinada aos músicos que se tratam, em sua maioria, de estudantes de música da EMMAPC Maestro Fêgo Camargo. Ainda segundo o documento, a Prefeitura prioriza a valorização do trabalho destes jovens, tanto que criou no ano passado o projeto “Sinfonia nos Bairros”, que leva a Orquestra para apresentar-se em diversas localidades de Taubaté, como Igrejas, Salões e Comunidades e até mesmo em Escolas de Samba.

Neste ano de 2009, as apresentações da Orquestra Jovem de Taubaté acontecem todas as últimas terças-feiras de cada mês na igreja da Paróquia “Sagrado Coração de Jesus”, na Vila São Geraldo.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009


Pollyana apóia criação de Sindicato de professores da Rede Municipal de Taubaté



Primeira reunião tem presença de mais de 40 professores
Aconteceu nesta terça-feira a primeira reunião entre professores da Rede Municipal de Ensino de Taubaté para a implantação de um Sindicato que represente os interesses da categoria. Cerca de 40 professores compareceram ao evento.
Integrante da classe, a vereadora Pollyana Gama (PPS) esteve presente e ajudou a conduzir os trabalhos a fim de esclarecer os professores quanto a criação e funcionamento do Sindicato.
“Durante estes anos, tenho ouvido sugestões de colegas professores com relação a este assunto. Chegou a hora. Resolvemos unir forças e creio que começamos bem”, comemora a vereadora.
A grande motivação dos professores é a organização do Sindicato, para fortalecimento da classe. “Devemos criar um Sindicato que não seja apenas de ‘bater panelas’, nem tão pouco de falar amém. Porque se for para descordar, então que a questão seja fundamentada, para que no embate, possamos discutir e convencer no sentido de que o que está sendo proposto é o melhor, afinal o Sindicato será a valorização da nossa classe”, finalizou Gilmar Ribeiro, conselheiro estadual da Apeoesp, diretor de ensino da Rede Estadual de São José dos Campos e professor da Rede Municipal de Taubaté.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

PROGRAMAÇÃO DO CENTRO CULTURAL MUNICIPAL
Clique aqui e confira a programação de Setembro do Centro Cultural Municipal de Taubaté.
Uma boa dica para este final de semana é a apresentação da comédia "Donana", com Ronaldo Ciambroni, neste domingo (dia 20) às 16h. A censura é para menores de 12 anos. Os convites custam entre R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia).

Pollyana pede criação do Conselho de Desenvolvimento Urbano

A empresa GPA Consultoria, contratada pela Câmara de Taubaté para auxiliar na avaliação do projeto do Plano Diretor, apontou diversas deficiências no projeto original. Uma delas é com relação à falta de um estudo que apresente um “retrato” atualizado do município.


Por isso, a Vereadora Pollyana Gama (PPS) solicitou à Prefeitura um projeto de criação de um Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano. Para ela, o Conselho é importante, pois auxilia na criação das diretrizes de ordenamento urbano.


Segundo Pollyana, com o Conselho é possível envolver a população na tomada de decisões e “ordenar o planejamento urbano com respeito à política do município, de forma a tornar público os interesses na questão do uso e ocupação do solo urbano.”

Pollyana quer melhorias no escoamento de águas do Campos Elíseos

A Vereadora Pollyana Gama (PPS) fez requerimento à Prefeitura pedindo o serviço de troca e ampliação da galeria de escoamento de água na avenida José de Angelis, no bairro Campos Elíseos.

“Protocolamos requerimento pedindo as melhorias no bairro após recebermos queixa de um morador relatando o transtorno que sofre com o alagamento da avenida em dias de forte chuva”, informou a vereadora.


Pollyana quer saber se há previsão para o desenvolvimento de estudos visando tais serviços. “Em relação ao último requerimento, recebemos a resposta de que a questão tratada vem sendo analisada pelo departamento competente da Prefeitura, e que não há previsão para a realização desses serviços.”

Pollyana requer melhorias de infraestrutura em Taubaté

A Vereadora Profª. Pollyana Gama (PPS) solicitou da Prefeitura a construção de um banheiro adicional no Pronto-Atendimento do bairro Gurilândia. Segundo informou, trata-se de uma questão de higiene, uma vez que o único banheiro é utilizado tanto por homens, quanto por mulheres e crianças.

Ainda no bairro, Pollyana reiterou o pedido de construção de calçada às margens da Rua Profª Celina Monteiro Castro. A Prefeitura havia informado que o pedido seria analisado, mas nada foi feito até o momento.


Em outro requerimento, a Vereadora solicitou o fechamento da Rua Francisco Tofulli, no ponto em que se encontra com a Praça Vicentina Gouveia, no Jardim Maria Augusta, argumentando que a visibilidade dos motoristas é “prejudicada”, ocasionando vários acidentes.


Pollyana sugeriu ainda a cobertura do ponto de ônibus localizado na estrada do Mangalot, zona rural de Taubaté, preservando munícipes das intempéries durante o período em que aguardam o coletivo.
Centro Comunitário do Cidade de Deus já está autorizado



Afirmação é da Prefeitura em resposta a requerimento da vereadora Pollyana (PPS)
Foi através de resposta a um requerimento apresentado pela vereadora Pollyana Gama (PPS) que a Prefeitura de Taubaté informou sobre a autorização de implantação de um Centro Comunitário no bairro Cidade de Deus. Segundo ofício assinado pelo prefeito Roberto Peixoto (PSDB), o projeto do Centro Comunitário já foi elaborado e agora aguarda disponibilidade das equipes do Departamento de Obras da Prefeitura, para dar início aos trabalhos.


A implantação do Centro Comunitário se trata de uma reivindicação dos moradores daquela localidade, como registrado pela vereadora Pollyana em reunião com a comunidade no dia 02 de junho deste ano. O Centro deve ser implantado onde hoje se localiza a quadra do bairro, sendo aproveitados alguns espaços e estruturas e adaptando o levantamento de novas paredes e colocação de cobertura.


Ainda em reunião com os moradores, foi colocado à vereadora que o projeto de adaptação do Centro Comunitário foi apresentado para a Prefeitura ainda no ano de 2007, porém, o assunto esteve esquecido até então.


Mesmo o início das obras estando autorizado, a Prefeitura ainda não estipulou data para o começo.

Pollyana é indicada pela Uvesp para representar Taubaté na CONAE


Através de ofício assinado pelo superintendente da UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), Paulo Marcondes, a vereadora Pollyana Gama (PPS) foi informada da indicação de seu nome para representar a região de Taubaté na realização da Conferência Estadual de Educação promovida pela CONAE (Conferência Nacional de Educação). O encontro acontece em São Paulo entre os dias 02 e 03 de outubro, no auditório do Anhembi.


A CONAE se trata de uma verdadeira guinada nos rumos da educação brasileira, promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e que deve contar com a participação da sociedade civil organizada e os diversos seguimentos públicos e privados, na discussão do Plano Nacional da Educação (PNE).


De acordo com a recomendação do superintendente da UVESP, o nome de Pollyana foi indicado por conta de seus trabalhos prestados na área da educação, não somente como professora, mas principalmente como parlamentar. A vereadora tem ainda a seu favor, o fato de ter participado da Conferência Intermunicipal, realizada no mês passado na cidade de São José dos Campos. A intenção da UVESP é que Pollyana represente a região como personagem atuante na área educacional, como também da política regional.


Todos estes encontros nos municípios sedes, na verdade são preparatórias para a grande Conferência do ano que vem, onde todos os pontos levantados em cada uma das regiões, serão colocados e analisados no PNE.


Segundo estimativa da organização do CONAE, cerca de 700 mil pessoas devem participar da Conferência em 2010, sendo 70 mil somente no Estado de São Paulo, o que demonstra participação decisiva na votação de projetos. Um documento produzido pelo MEC norteará o trabalho dos participantes de todas as etapas, os quais poderão propor emendas supressivas, aditivas e modificativas nas diversas etapas municipais, intermunicipais e estaduais da CONAE, para a produção da redação final que será assinada em abril de 2010.

Recomeçam obras no Jd. do Sol a pedido de Pollyana

Em resposta a um novo requerimento apresentado pela vereadora Pollyana Gama (PPS) ao prefeito municipal, Roberto Peixoto, questionando a viabilidade de obras no Jardim do Sol, o mesmo respondeu através de ofício que os serviços começariam nos próximos dias. E foi o que aconteceu. As máquinas do Departamento de Obras voltaram para o bairro na última sexta-feira. Mais uma vez, Pollyana pediu pela resolução dos problemas de desmoronamento e alagamento que vêm afligindo os moradores do bairro há alguns anos.


Segundo ofício assinado pelo Prefeito e enviado à vereadora Pollyana Gama, já foram tomadas medidas necessárias para a solução definitiva do problema, com a retirada de um barranco existente no local. O desnível do barranco em relação as residências, seria a principal causa dos transtornos provocados durante a ocorrência de fortes chuvas, como apontou laudo apresentado pelo DAEE há alguns anos.


Os alagamentos e desmoronamentos atingem cerca de 20 famílias diretamente, sendo que a mais grave ocorrência foi registrada ainda no ano de 2003, onde famílias tiveram que deixar suas casas para evitar danos maiores. Também há quase um mês, outra forte chuva prejudicou a vida dos moradores, principalmente os da Rua Julio Prestes de Albuquerque. Agora, é só esperar a finalização da obra para ter certeza de que o problema foi finalmente sanado.